O programa Mães de Pernambuco, criado pelo Governo do Estado de Pernambuco com o objetivo de auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, ganha força a cada mês. O benefício já representa uma fatia importante do investimento estadual para os programas sociais.

A grande notícia é que a data de pagamento do programa para o mês de agosto já está disponível. Vale lembrar que a grande expectativa é para que o Mães de Pernambuco supere as 100 mil famílias com cadastro ativo, representando auxílio para mais de 100 mil crianças.

E para você que pretende saber as informações referentes ao próximo mês, confira abaixo todas as informações sobre o calendário de pagamentos e as regras.

Mães de Pernambuco já tem calendário de agosto definido. (Foto: M3 Mídia)
Mães de Pernambuco já tem calendário de agosto definido. (Foto: M3 Mídia)

Calendário de pagamento do Mães de Pernambuco em Agosto

De acordo com as regras estabelecidas, o pagamento de cada parcela do programa Mães de Pernambuco é feito a partir do 5º dia útil do mês. Com isso, o pagamento do valor de Agosto deve estar disponível a partir do dia 7.

Receberão esta parcela as mulheres que tiverem aderido ao programa ou que confirmarem seus dados até o dia 18 de julho. Esta confirmação pode ser feita através do site www.maesdepernambuco.pe.gov.br.

A movimentação dos valores é feita através da Caixa Econômica Federal. É o banco estatal que faz os repasses e envia os cartões do programa às casas contempladas. O saque também pode ser feito nas agências bancárias e é necessária apenas a apresentação de um documento com foto.

Além disso, a movimentação dos valores pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Confira abaixo o calendário completo de pagamentos do Mães de Pernambuco para 2024:

MÊS DATA DE PAGAMENTO PREVISTA DIA DA SEMANA
Agosto 7 de agosto Quarta-feira
Setembro 6 de setembro Sexta-feira
Outubro 7 de outubro Segunda-feira
Novembro 7 de novembro Quinta-feira
Dezembro 6 de dezembro Sexta-feira

Quem tem direito ao programa Mães de Pernambuco?

Terão direito ao programa Mães de Pernambuco as mães que possuem filho na primeira infância. O valor deste ano, que é de R$300 mensais, tem como objetivo reforçar o orçamento para esta camada da população.

As mulheres participantes precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser responsável familiar;
  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do programa Bolsa Família;
  • Manter os dados do CadÚnico atualizados;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos;
  • Não ter vínculo empregatício formal

A estruturação do programa foi feita a partir da folha de pagamento do Bolsa Família, ou seja, não exige um novo cadastro. Caso qualquer um desses critérios deixe de ser cumprido, o pagamento do benefício pode ser suspenso.

Os recursos para custeio do programa foram garantidos no orçamento deste ano do estado e são oriundos do Tesouro Estadual. O investimento total está estimado em R$ 360 milhões por ano.