O Cadastro Único, uma ferramenta essencial para a inclusão em programas sociais no Brasil, passará por uma grande reforma após 14 anos de criação. O novo sistema, que promete modernizar e automatizar o processo de cadastramento e atualização de dados, estará disponível a partir de março de 2025, disse o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em dezembro deste ano, será iniciado um processo de capacitação para todos os operadores do CadÚnico. Ele será dividido em módulos básico, intermediário e avançado e garantirá que todos os usuários municipais, estaduais e federais estejam aptos a operar o novo sistema quando ele for implementado.

A migração para o novo sistema ocorrerá de forma integral em março de 2025, quando o sistema atual será desligado e o novo portal será habilitado como a única fonte de gestão das informações cadastrais.

O que muda no novo CadÚnico?

  • A reformulação do Cadastro Único permitirá a integração online de diferentes bases de dados do Governo Federal, facilitando o acesso e a atualização das informações dos beneficiários.
  • A mudança trará uma série de benefícios, incluindo maior segurança cibernética e um aprimoramento da tecnologia social reconhecida globalmente.
  • Ao incluir ou atualizar os dados das famílias, as informações serão automaticamente buscadas e integradas online de forma instantânea. Isso vai incluir dados do CPF, situação de emprego formal, benefícios previdenciários, entre outros.
  • O novo sistema permitirá a realização de atualizações bimestrais ou trimestrais sempre que houver alterações no cadastro.
  • São cerca de 40 programas sociais que utilizam as informações do Cadastro Único para selecionar beneficiários, incluindo o Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé de Meia e o Benefício de Prestação Continuada.

O Cadastro Único fornece um panorama detalhado sobre a realidade socioeconômica do país e da população carente. A reformulação quer melhorar a eficiência na implementação dos programas sociais e garantir políticas públicas somente aos que precisam.