A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou novidades sobre o novo cartão do Bolsa Família. No evento de relançamento do programa, Serrano já havia confirmado que os cartões do programa terão a função de débito, além de permitir o saque do dinheiro em espécie. No entanto, ainda não haviam detalhes sobre quantas pessoas receberiam a nova versão.

De acordo com Rita, a maior parte das famílias recebe os valores no caixa eletrônico e lotéricas, e a outra parte utiliza o aplicativo Caixa Tem para movimentar o benefício. A função de débito já havia sido implementada recentemente no cartão do Auxílio Brasil, ainda na gestão de Bolsonaro, mas apenas uma pequena parte dos beneficiários recebeu o cartão com chip e débito.

"Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar às pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos", afirmou a presidente do banco.

Serrano não informou um prazo definido para que seja feita a troca do cartão para as 21 milhões de famílias. Os novos beneficiários que entrarão no programa a partir de março - neste mês serão cerca de 700 mil novos aprovados - já devem receber a versão atualizada.

Bolsa Família vai cair no Caixa Tem?

Sim, as famílias que atualmente recebem e movimentam as parcelas do Bolsa Família pela conta digital no Caixa Tem poderão seguir com o método de recebimento que estão acostumadas.

Como deve levar ainda algum tempo para que o governo substitua todos os cartões do programa, os beneficiários que estão há mais tempo no Bolsa Família podem seguir sacando os valores com o cartão antigo ou com o cartão do Auxílio Brasil ou ainda com o Cartão Cidadão.

Novo app do Bolsa Família foi lançado

Ficou disponível na manhã desta sexta-feira, 10, o novo aplicativo do Bolsa Família 2023. A versão atualizada do app já pode ser baixada nas lojas de aplicativo para consultar o valor da parcela que será paga em março.

A atualização do app Bolsa Família estava em andamento desde a última segunda-feira (6), quando o botão do Auxílio Brasil sumiu do Caixa Tem e a identidade visual do app vinha sendo substituída aos poucos.

As famílias que já possuíam o aplicativo do Auxílio Brasil instalado no celular devem abrir a loja de apps e clicar em Atualizar para ter a versão mais recente do serviço. Para entrar no app e fazer a consulta do benefício o usuário deve preencher CPF e senha do Caixa Tem ou senha do App Bolsa Família.

Calendário de pagamento do Bolsa Família em março
Calendário de pagamento do Bolsa Família em março