O mês de junho traz novos depósitos do abono salarial para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante o ano-base 2021.
O calendário do abono salarial prevê um novo pagamento no dia 15 de junho para quatro grupos:
- Recebem o abono Pis (Caixa) os nascidos em setembro e outubro;
- Recebem o abono Pasep (BB) os trabalhadores com inscrição final 6 e 7.
Ainda, o Ministério do Trabalho comunicou que a partir do dia 17 de abril recebem também os trabalhadores que tiveram o abono Pis/Pasep reprocessado por causa de impedimentos relacionados a elos e a divergências com CPF na Receita Federal.
Quem tem conta na Caixa recebe o abono Pis antecipado?
Os trabalhadores contemplados pelo abono salarial Pis são a maioria dentro do grupo de 22,9 milhões, sendo 20,4 milhões da iniciativa privada e outros 2,5 milhões do setor público que recebem o Pasep.
Em anos anteriores, a Caixa Econômica Federal costumava liberar o abono salarial antecipado para quem era correntista do banco. Assim, trabalhadores nascidos em setembro, por exemplo, podiam sacar os valores já em junho quando iniciava o calendário de pagamento.
Contudo, com a mudança no cronograma a partir de 2022 e com a migração da maior parte dos pagamentos para a conta digital no Caixa Tem a instituição não realiza mais a liberação antecipada.
Assim, a Caixa estabeleceu a mesma data de pagamento do abono salarial tanto para quem recebe em conta corrente/poupança ou em conta digital no Caixa Tem. Caso não possua nenhum tipo de conta, a Caixa fará a abertura automática da poupança digital.
A novidade é que em alguns casos, quando a data de pagamento cai em uma segunda-feira, o abono Pis pago no Caixa Tem pode ser antecipado para o sábado anterior. Neste mês, alguns trabalhadores notaram o dinheiro disponível na conta já no dia 13 de maio.
É possível antecipar o saque do abono Pis/Pasep?
Os depósitos para todos os grupos vão obedecer o calendário conforme o mês de nascimento do trabalhador. Por esse motivo, não é possível antecipar o saque antes que chegue a data de depósito. Todos os trabalhadores terão até o dia 28 de dezembro de 2023 para movimentar os valores do abono salarial Pis/Pasep.
Quais são os aplicativos para consultar o Pis/Pasep?
Existem diversas maneiras de consultar o pagamento do abono salarial Pis/Pasep pela internet ou por telefone. São elas:
- Aplicativo Caixa Tem
- Aplicativo Caixa Trabalhador
- Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207
- Aplicativo da CTPS Digital
- Consulta do Pasep no site do BB
- Central Alô Trabalho 158
Calendário do PIS 2023
Calendário do PIS 2023 começa dia 15 de fevereiro. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e se inicia pelos nascidos em janeiro e fevereiro. Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem. Quem recebe? Vai receber o PIS em 2023 quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e recebeu, em média, até dois salários-mínimos. Além disso, deve estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos para ter direito ao abono.
Quem tem conta na Caixa recebe o abono Pis antecipado?
Mesmo que possua conta corrente ou poupança na Caixa, o trabalhador receberá o abono Pis no Caixa Tem na data prevista no calendário. Caso não possua nenhum tipo de conta, a Caixa fará a abertura automática da poupança digital.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.