Começou em fevereiro o depósito do abono salarial Pis/Pasep referente ao ano-base 2021. Segundo o Ministério do Trabalho, neste ano mais de 22,9 milhões de trabalhadores terão direito ao abono, sendo 20,4 milhões do Pis e outros 2,5 milhões do Pasep.

O primeiro depósito caiu no dia 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro e fevereiro e para os servidores com inscrição final 0.

Após um ano sem pagamentos, o abono que será pago em 2023 é destinado aos brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante o ano de 2021. O calendário divulgado prevê depósitos mensais para dois grupos - ou seja - o próximo pagamento que cai no dia 15 de março vai contemplar os nascidos em março e abril e os servidores com número de inscrição terminado em 1.

Próximo pagamento do abono Pis/Pasep cai no dia 15 de março para 3 grupos. Imagem: Ache Concursos
Próximo pagamento do abono Pis/Pasep cai no dia 15 de março para 3 grupos. Imagem: Ache Concursos

O valor do Pis/Pasep em 2023 varia entre R$ 108,50 a R$ 1.302, sendo que o teto máximo é sempre correspondente ao salário mínimo nacional. O que determina o valor do abono é a quantidade de meses trabalhados e para saber quanto vai receber o cidadão pode fazer a consulta pela Carteira de Trabalho Digital ou conferir na tabela do Pis/Pasep (veja abaixo).

Calendário do PIS 2023

Calendário do PIS 2023
Calendário do PIS 2023

Calendário do PIS 2023 começa dia 15 de fevereiro. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e se inicia pelos nascidos em janeiro e fevereiro. Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem. Quem recebe? Vai receber o PIS em 2023 quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e recebeu, em média, até dois salários-mínimos. Além disso, deve estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos para ter direito ao abono.

Calendário PASEP 2023

Calendário PASEP 2023
Calendário PASEP 2023

O calendário do PASEP 2023 é um pouco diferente do PIS. No PASEP, os pagamentos seguem o número final de inscrição do beneficiário (não o mês de nascimento). O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do empregador, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano base (2021) e trabalhado no mínimo 30 dias no ano base.

Elos Pis/Pasep: o que é o impedimento que trava o saque do abono e como resolver?

Desde que teve início a rodada de pagamentos do abono Pis/Pasep muitos trabalhadores têm encontrado um obstáculo para receber o dinheiro: a mensagem de impedimento elos Pis/Pasep.

De acordo com a Dataprev, que realiza o processamento do abono, o erro está vinculado à existência de mais de uma inscrição no Pis ou Pasep, ou seja, por divergências nas informações enviadas pela empresa por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou pelo e-Social.

Segundo a empresa, as divergências serão sanadas a partir de novo processamento, sem que haja necessidade de correção dos dados por parte do empregador ou dos trabalhadores. A consulta dos novos resultados estará disponível a partir de 5 de abril.

Os trabalhadores que foram impactados pelo impedimento de elos do Pis/Pasep e o pagamento estava previsto para fevereiro ou março irão receber os valores no dia 17 de abril. Os demais terão o abono salarial depositado entre os meses de abril de julho, conforme calendário definido pelo Codefat.

Como consultar o Pis/Pasep?

A consulta do Pis pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, na aba Abono Salarial, pelo app Caixa Trabalhador ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Outra forma de conferir se você tem valores a receber é pelo Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 0207.

Para os trabalhadores do setor público a consulta do Pasep pode ser feita pelo CPF ou pelo número de inscrição do Pasep no site do Banco do Brasil. A inscrição no Pasep pode ser conferida na Carteira de Trabalho do servidor.

O abono salarial no valor de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias durante o ano-base de referência (2021). Para ter acesso ao saque é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.