O mês de Agosto oficialmente iniciou nesta quinta-feira e com ele, um novo ciclo de pagamentos dos benefícios aos trabalhadores também recomeça. E o Abono Salarial, mais conhecido como PIS/PASEP, já tem data para chegar a uma parte dos brasileiros.

A estimativa feita no início deste ano pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal era de que aproximadamente 24.5 milhões de trabalhadores brasileiros tenham direito ao Abono Salarial, gerando um repasse total de R$23.9 bilhões.

Vale lembrar que o ano-base desta vez é 2022, ou seja, para ter direito ao benefício, uma das regras é ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base.

Calendário PIS/PASEP 2024

A última remessa de pagamentos será feita em agosto. Desta vez, receberão o Abono Salarial os nascidos entre os meses de novembro e dezembro. Veja abaixo o calendário completo que foi utilizado neste ano:

Calendário Abono Pis/Pasep 2024
Mês de Nascimento Data de pagamento Dia da semana
Janeiro 15 de fevereiro de 2024 Quinta-feira
Fevereiro 15 de março de 2024 Sexta-feira
Março 15 de abril de 2024 Segunda-feira
Abril 15 de abril de 2024 Segunda-feira
Maio 15 de maio de 2024 Quarta-feira
Junho 15 de maio de 2024 Quarta-feira
Julho 17 de junho de 2024 Segunda-feira
Agosto 17 de junho de 2024 Segunda-feira
Setembro 15 de julho de 2024 Segunda-feira
Outubro 15 de julho de 2024 Segunda-feira
Novembro 15 de agosto de 2024 Quinta-feira
Dezembro 15 de agosto de 2024 Quinta-feira

Para este ano, o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal decidiram unificar o calendário referente ao PIS e ao PASEP. O objetivo é, além de facilitar o recebimento aos trabalhadores, otimizar o fluxo de caixa do banco estatal.

Trabalhadores do RS tiveram saque atencipado

Por conta das chuvas e enchentes ocorridas em maio no Rio Grande do Sul, os trabalhadores aptos ao recebimento do Abono Salarial tiveram o repasse antecipado. Desde o dia 15 de maio, o pagamento está disponível.

Esta foi apenas uma das medidas anunciadas para auxiliar na reconstrução do estado, que sofreu com a maior catástrofe natural de sua história. Outras excepcionalidades também foram a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família, a garantia de recebimento até dezembro deste ano e também a disponibilização do Auxílio Reconstrução, que pagou R$5.100 para os gaúchos que tiveram a residência atingida pelas enchentes.

Regras para recebimento do Pis/Pasep 2024

As principais regras que o trabalhador precisa cumprir são:

  1. Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2022);
  3. Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  4. Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).