O calendário do PIS/Pasep 2025 já foi definido e tem data marcada para iniciar os pagamentos: 17 de fevereiro. A aprovação das datas foi feita pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pelo Ministério do Trabalho.

Aproximadamente 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados com o abono salarial, somando um total de R$ 30,7 bilhões em recursos liberados pelo FAT. Os repasses começam em fevereiro e seguem até agosto. Importante lembrar que os pagamentos de 2025 serão referentes ao ano-calendário de 2023, ou seja, o trabalhador deve levar em conta seu contrato de trabalho lá de 2023.

O auxílio financeiro é pago anualmente para quem teve carteira assinada e pode ser sacado na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou no Banco do Brasil, para os inscritos no Pasep, conforme o cadastro do beneficiário.

PIS/Pasep 2025: quem tem direito?

Em 2025, o benefício será concedido aos trabalhadores que cumprirem os seguintes requisitos:

  • Terem trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023;
  • Terem recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640);
  • Estarem inscritos no PIS-Pasep há, no mínimo, cinco anos.

Como o abono salarial tem como referência o ano-base 2023, é importante lembrar que o salário mínimo vigente naquele período era de R$ 1.320.

Calendário PIS-Pasep 2025

Os pagamentos do abono salarial PIS-Pasep 2025 começam em fevereiro e seguem até agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador. Confira o cronograma completo:

Mês de Nascimento Data de Pagamento
Janeiro 17 de fevereiro
Fevereiro 17 de março
Março e Abril 15 de abril
Maio e Junho 15 de maio
Julho e Agosto 16 de junho
Setembro e Outubro 15 de julho
Novembro e Dezembro 15 de agosto

O abono salarial é creditado diretamente na conta corrente ou conta digital dos trabalhadores. Além disso, os saques podem ser efetuados em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários autorizados.

Como consultar se tenho direito ao PIS/Pasep?

A partir de 5 de fevereiro de 2025, os trabalhadores poderão consultar se têm direito ao abono salarial por meio das seguintes opções:

  • Carteira de Trabalho Digital: Acesse o aplicativo disponível para Android e iOS.
  • Portal gov.br: Consulte diretamente no site oficial do governo (www.gov.br).
  • Central de Atendimento Alô Trabalho: Ligue para 158 (atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h, exceto feriados nacionais) ou para o 0800-726-0207 para informações sobre o PIS.
  • Para servidores públicos, a consulta ao Pasep pode ser feita na central do Banco do Brasil, pelos números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-729-0001 (demais localidades), além do site oficial do banco.
  • Superintendências Regionais do Trabalho: Consulte pessoalmente nas unidades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em todo o Brasil.

O que fazer caso eu não receba o pagamento do PIS/Pasep?

Caso o trabalhador atenda a todos os requisitos e ainda assim não receba o pagamento do PIS/Pasep, é importante verificar se houve algum erro de cadastro, como o não registro no eSocial ou na RAIS. Neste caso, é possível procurar uma das opções de consulta mencionadas anteriormente para regularizar a situação e garantir o recebimento do abono.

Todos os valores do PIS/Pasep estarão disponíveis para saque até o dia 29 de dezembro de 2025. Após essa data, os valores não retirados serão devolvidos ao FAT, e o trabalhador não poderá mais fazer a retirada.

Os aplicativos da Carteira de Trabalho Digital e do Caixa Trabalhador oferecem, além da consulta ao PIS-Pasep, outras funcionalidades importantes. É possível verificar informações sobre o seguro-desemprego, consultar o calendário de pagamentos e esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas.