Mais de 4,4 milhões de trabalhadores recebem o abono salarial Pis/Pasep na próxima segunda-feira, 15 de maio. O 4º lote do benefício será pago a 3.880.712 trabalhadores que recebem o Pis, pela Caixa Econômica Federal, e a 545.228 mil servidores públicos com direito ao Pasep, depositado pelo Banco do Brasil.

O abono salarial pago em maio já terá o valor reajustado após o aumento concedido no salário mínimo nacional: a parcela do Pis/Pasep de maio será de R$ 1.320 para todos os grupos. Trabalhadores que receberam nos três primeiros lotes (fevereiro, março e abril) não terão direito a essa diferença de R$ 18.

Veja quem recebe o abono Pis/Pasep pago em 15 de maio:

  • 3.880.712 trabalhadores nascidos em julho e agosto;
  • 545.228 mil servidores com inscrição final 4 e 5;
Calendário do Pis/Pasep volta em 15 de maio
Calendário do Pis/Pasep volta em 15 de maio

Pis/Pasep não caiu na conta?

Nas rodadas anteriores, um problema comum foi os trabalhadores não encontrarem o abono Pis/Pasep na conta na data informada pelo calendário.

Caso identifique esse problema, o trabalhador deve primeiramente verificar se foi considerado habilitado para receber o abono salarial em 2023. Para ter direito ao benefício o trabalhador deve:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 2.200,00) durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Se as informações estiverem todas corretas e o abono salarial aparecer como habilitado na consulta pela CTPS Digital, é hora de verificar se existem outras contas em que o dinheiro possa ter sido depositado.

Segundo a Caixa, os trabalhadores que são correntistas recebem o abono salarial automaticamente na conta existente. Os demais irão receber o dinheiro em conta poupança digital no Caixa Tem, aberta automaticamente pelo banco.

Caso ainda não consiga localizar o pagamento, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa ou do BB ou ligar para o número 158 do Ministério do Trabalho, responsável por esclarecer dúvidas sobre o abono.

Caixa Tem pede atualização cadastral

Outro problema que pode impedir o saque do abono Pis/Pasep é a atualização cadastral do Caixa Tem. Para os trabalhadores que irão receber o dinheiro pela plataforma digital da Caixa, a exigência de atualização dos dados pode atrasar o acesso ao dinheiro.

A atualização cadastral do Caixa Tem foi exigida nas rodadas de depósito de março e abril, frustrando milhares de pessoas que esperavam movimentar os valores do Pis/Pasep logo nas primeiras horas do dia.

Mas, para aqueles que se depararem com o contratempo, a notícia boa é que o acesso ao Caixa Tem deve ser regularizado algumas horas após a conclusão da atualização do cadastro.

De acordo com o banco, o prazo para liberar a conta após a atualização do Caixa Tem é de 48 horas.

Passo a passo para atualizar o Caixa Tem

A atualização cadastral do Caixa Tem pode ser feita de forma simples e rápida. Basta fazer o login normalmente no aplicativo e clicar na opção Atualize seu Cadastro.

Então, o app irá pedir a confirmação de alguns dados pessoais, como endereço, renda e profissão, além de documentos de identificação (RG e CNH) e uma foto sua com o documento na mão para confirmar a titularidade da conta.

Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento. Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.

Recentemente, o aplicativo Caixa Tem ganhou uma nova versão (v.1.78.1), mudando o visual da plataforma e destacando alguns serviços como o pix, extrato e saque sem cartão. Por isso, manter o aplicativo atualizado é uma das formas de garantir que não hajam problemas na hora de sacar o abono salarial.