Anualmente, os pagamentos do PIS/Pasep ocorrem entre os meses de junho e julho do ano seguinte referente ao calendário do ano anterior. Porém, essa metodologia mudou. Foram anunciadas algumas alterações sobre o cronograma anual de pagamentos do PIS/Pasep, e uma delas é que os pagamentos podem ser feitos entre janeiro e dezembro do corrente ano.
O pagamento do PIS/Pasep ano-base 2020, deveria ter sido realizado em 2021, mas houve atraso. Desta forma, o pagamento ficou para 2022, pois o Governo Federal utilizou os recursos para o pagamento do BEm 2021 (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).
Assim, o PIS/Pasep ano-base 2021 que ainda não foi pago e deveria ter sido liberado este ano (2022) pode ficar para o ano que vem, 2023.
Prazo para saque do PIS/Pasep
Para aqueles trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano/base 2020, que está sendo pago este ano, o prazo para retirada dos valores termina no dia 29 de dezembro de 2022.
Para calcular o valor do PIS deve-se dividir o valor do salário mínimo em 12 vezes e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano que corresponde ao pagamento do PIS.
Assim, caso o beneficiário tenha trabalhado todos os meses do ano base com carteira assinada, ele receberá o valor de um salário mínimo (R$ 1.212 atualmente). Se trabalhou um mês, será pago o valor proporcional, R$ 101. A cada mês trabalhado, o valor aumenta proporcionalmente.
Quem tem direito ao PIS/Pasep
Tem direito ao abono do PIS/Pasep 2022 trabalhadores que tiveram sua carteira assinada, em pelo menos 30 dias em 2020 e receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos, além de estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos.
Não tem direito ao abono do PIS:
- empregados domésticos;
- trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada à jurídica.
Como consultar o PIS/Pasep
Para consultar os valores e datas do PIS/Pasep, é preciso:
- Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Vá na opção "Benefício" e após em "Abono Salarial";
- Clique em "Consultar" para saber mais informações.
Também é possível ter informações pelo email [email protected], trocando a sigla "uf" pela sigla do seu estado. Ou então, pela Central do Trabalhador no número 158. Será necessário informar alguns dados pessoais.
Quando será feito o pagamento do PIS/Pasep 2021?
Para o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2020, deveria ter sido realizado em 2021, mas houve atrasos. Desta forma, o pagamento ficou para 2022, pois o Governo Federal utilizou os recursos para o pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Assim, o PIS/Pasep ano-base 2021 também teve atraso e será pago no ano de 2023.
Qual o prazo para realizar o saque do PIS/Pasep 2020?
Para aqueles trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/Pasep 2020 que está sendo pago este ano, devem ficar atentos, pois o prazo para retirada termina no dia 29 de dezembro de 2022.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.