Mais de 21,45 milhões de famílias começam a receber nesta semana a penúltima parcela do Bolsa Família em 2023. O calendário de Novembro inicia a partir do dia 17/11 com o depósito para inscritos com NIS 1, seguindo até o dia 30 deste mês.

Com as datas de novembro já disponíveis, os beneficiários estão de olho para saber quando será liberada a consulta do Bolsa Família no Portal Cidadão Caixa, no app do Bolsa Família e no Caixa Tem.

O motivo principal é que nos últimos dias o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início ao desbloqueio do Bolsa Família em novembro. Veja aqui como descobrir se o seu benefício está liberado e como sacar os valores retroativos.

Outro ponto que gera curiosidade é sobre o bloqueio do Bolsa Família para quem perdeu o prazo de atualização. Em outubro, por exemplo, mais de 1 milhão de famílias foram bloqueadas por falta de regularização no Cadastro Único.

Veja um resumo do Bolsa Família em Outubro:

  • 21,45 milhões de famílias beneficiadas;
  • 20,1 milhões com benefício liberado;
  • 1,22 milhão de famílias bloqueadas;
  • 297 mil benefícios cancelados;
  • 160 mil famílias com benefício suspenso.

Bolsa Família tem consulta no Portal Cidadão

Como já é habitual, as famílias podem consultar valores do benefício nos principais canais do programa: aplicativo do Bolsa Família e app Caixa Tem, além do Portal Cidadão da Caixa que mostra a situação do benefício, o valor da parcela e a data em que será depositada.

Normalmente, os valores da nova folha de pagamento são atualizados a partir do dia 10 de cada mês, quando todos os dados dos inscritos terminam de ser processados pelo MDS.

Dessa forma, a partir da sexta-feira, 10/11, as famílias já podem começar a consultar os valores do Bolsa Família que serão pagos em novembro no Portal Cidadão.

Consulta do Bolsa Família de novembro no Portal Cidadão Caixa. Foto: Ache Concursos
Consulta do Bolsa Família de novembro no Portal Cidadão Caixa. Foto: Ache Concursos

Para consultar basta acessar o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login com a senha do Caixa Tem ou senha do Portal Cidadão. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família.

Na manhã desta sexta-feira, 10, o aplicativo do Bolsa Família está apresentando instabilidade e a consulta ainda não exibia os dados atualizados de novembro. A Caixa deve disponibilizar a consulta completa até o fim do dia.

Como saber se foi aprovado no Bolsa Família?

Para aqueles que estão esperando a aprovação no Bolsa Família, é possível acompanhar a situação do benefício pelos canais oficiais do programa. Ainda, os aprovados para receber o benefício receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço informado no cadastro do Cadúnico.

O governo também enviará o cartão do Bolsa Família para o mesmo endereço informado no Cadastro Único, por isso é importante manter sempre os dados atualizados. Veja quais são os canais oficiais para consultar a situação do benefício:

Calendário do Bolsa Família em novembro

A parcela de novembro do Bolsa Família já tem data para cair na conta. Os inscritos no programa social recebem a partir da sexta-feira, dia 17, o penúltimo pagamento do ano. O calendário previsto para novembro segue até o dia 30/11, quando recebem as famílias com NIS 0.

Vale destacar ainda os grupos que recebem o Bolsa Família antecipado em novembro: os inscritos com NIS 2 e 7, cujo depósito está marcado para segunda-feira. Esses dois grupos poderão receber os valores dois dias antes (no sábado) pelo Caixa Tem.

Confira o calendário do Bolsa Família em novembro/2023:

  • 17 de novembro - depósito para NIS 1;
  • 20 de novembro - depósito para NIS 2;
  • 21 de novembro - depósito para NIS 3;
  • 22 de novembro - depósito para NIS 4;
  • 23 de novembro - depósito para NIS 5;
  • 24 de novembro - depósito para NIS 6;
  • 27 de novembro - depósito para NIS 7;
  • 28 de novembro - depósito para NIS 8;
  • 29 de novembro - depósito para NIS 9;
  • 30 de novembro - depósito para NIS 0;