Falta pouco! Começa na próxima segunda-feira, 11, o calendário do Bolsa Família no mês de dezembro. Com o pagamento antecipado, as famílias já estão de olho nos canais de consulta para descobrir o valor e a data em que o dinheiro cai na conta.
Com o pagamento previsto para iniciar no dia 11/12 para os 21 milhões do programa, a consulta do Bolsa Família também estava prevista para ser liberada antes. Segundo o calendário operacional do MDS, a folha de pagamento concluída no último dia 04/12.
Assim, a expectativa era que a partir da terça (5) o aplicativo Bolsa Família, o Caixa Tem e o Portal Cidadão já começassem a mostrar os dados da parcela de dezembro.
Contudo, um atraso deixou as famílias ainda mais ansiosas para descobrir os detalhes do benefício de dezembro. No meio disso, algumas famílias perceberam uma atualização no app Caixa Tem nos últimos dias, mas a mudança foi relacionada ao visual do aplicativo e não alterou a situação do benefício. O calendário antecipado do Bolsa Família foi divulgado nas redes do MDS:
Consulta do Bolsa Família no Portal Cidadão Caixa
O Portal Cidadão da Caixa, assim como o app Bolsa Família e Caixa Tem, recebem a atualização do valor após o fechamento da folha de pagamento do mês vigente. Normalmente, essa atualização ocorre após o dia 10 de cada mês.
Em dezembro, por causa da antecipação do calendário, a atualização dos valores era aguardada a partir do dia 05/12. Contudo, a atualizou começou a ser liberada somente na madrugada da sexta-feira, dia 8.
Para consultar basta acessar o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login com a senha do Caixa Tem ou senha do Portal Cidadão. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. No app do Bolsa Família, a consulta já foi atualizada para dezembro.
Consulta liberada no Whatsapp e Ouvidoria MDS
Por outro lado, a boa notícia é que os canais do Bolsa Família mantidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já estão informando a situação do benefício em dezembro. Em alguns casos, é possível descobrir também o valor da parcela sem desconto do empréstimo consignado e o valor final que vai cair na conta do beneficiário.
Mas onde fazer essa consulta? Pelos canais do Whatsapp Bolsa Família ou Ouvidoria MDS no número 121. Ambos os canais permitem que os beneficiários sejam atendidos por operadores do MDS que possuem informações mais detalhadas sobre valores e possíveis bloqueios/cancelamentos do benefício.
Abaixo, você confere o passo a passo para consultar o Bolsa Família pelos canais oficiais:
Como saber se foi aprovado no Bolsa Família?
Para aqueles que estão esperando a aprovação no Bolsa Família, é possível acompanhar a situação do benefício pelos canais oficiais do programa. Ainda, os aprovados para receber o benefício receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço informado no cadastro do Cadúnico.
O governo também enviará o cartão do Bolsa Família para o mesmo endereço informado no Cadastro Único, por isso é importante manter sempre os dados atualizados. Veja quais são os canais oficiais para consultar a situação do benefício:
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo e site do Cadúnico - https://cadunico.dataprev.gov.br/;
- Portal Cidadão da Caixa - https://cidadao.caixa.gov.br/;
- Aplicativo Caixa Tem;
- Telefone 121 do MDS;
- Whatsapp do Bolsa Família +55 61 4042 1552
- Central da Caixa no número 111.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.