A Caixa Econômica Federal liberou a consulta à parcela de outubro do Bolsa Família. O décimo pagamento do ano vai chegar para mais de 21 milhões de famílias a partir do dia 18/10 para NIS final 1.

Com novidades neste mês, os pagamentos serão retomados com uma nova parcela do Vale Gás. Com isso, a parcela do Bolsa Família será maior que no mês passado e muitos já estão curiosos para saber qual valor cairá na conta.

Como sempre, a consulta aos valores está disponível nos principais canais do programa: aplicativo do Bolsa Família e app Caixa Tem, além do Portal Cidadão da Caixa que mostra a situação do benefício, o valor da parcela e a data em que será depositada.

Bolsa Família tem consulta no Portal Cidadão

A principal dúvida dos beneficiários é a partir de quando fica disponível a consulta do Bolsa Família no Portal Cidadão da Caixa. Normalmente, os valores da nova folha de pagamento são atualizados a partir do dia 10 de cada mês, quando todos os dados dos inscritos terminam de ser processados pelo MDS.

Dessa forma, a partir da quarta-feira, 11/10, as famílias já podem começar a consultar os valores do Bolsa Família que serão pagos em outubro no Portal Cidadão.

Portal Cidadão mostra situação do Bolsa Família em outubro
Portal Cidadão mostra situação do Bolsa Família em outubro

Para consultar basta acessar o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login com a senha do Caixa Tem ou senha do Portal Cidadão. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família.

Bolsa Família aparece bloqueado? Veja o que fazer

Conforme mencionamos acima, uma das vantagens da consulta do Bolsa Família no Portal Cidadão é conferir a situação do benefício e se a parcela está liberada, bloqueada ou cancelada, por exemplo.

Além disso, nos casos em que houver algum impedimento para receber o dinheiro o beneficiário será avisado o motivo e quais ações deve tomar para regularizar o seu cadastro. No caso do Bolsa Família bloqueado, o motivo pode ser temporário (bloqueado para crédito em conta) ou por falta de atualização cadastral no Cadúnico.

Veja o que significa cada ícone ao lado dos dados de pagamento:

  • Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
  • Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
  • Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
  • Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.

Calendário do Bolsa Família em outubro

A nova parcela do Bolsa Família começa em breve - a partir do dia 18/10 os inscritos com NIS 1 recebem o pagamento na conta e já podem sacar os valores. O calendário previsto para setembro segue até o dia 31/10, quando recebem as famílias com NIS 0.

Outra dúvida recorrente é a respeito da antecipação do Bolsa Família no mês de Outubro. O governo anunciou que pagamento será adiantado para 98 municípios atingido pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul.

Outras 55 cidades do Amazonas que estão em situação de emergência devido a forte estiagem também terão o Bolsa Família antecipado em outubro. O MDS confirmou ainda a antecipação do Bolsa Família em 160 municípios afetados pelas enchentes em Santa Catarina.

Porém, o saque antecipado está garantido para dois grupos de beneficiários cujo pagamento está previsto para as segundas-feiras: NIS 4 e 9. Esses inscritos terão o dinheiro liberado pelo Caixa Tem no sábado anterior.

Confira o calendário do Bolsa Família em setembro/2023:

  • 18 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 19 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 20 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 23 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 24 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 25 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 26 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 27 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 30 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 31 de outubro - depósito para inscritos com NIS final 0;