O abono salarial Pis/Pasep no valor de até R$ 1.302 segue com depósitos no mês de Abril. Ele é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que atendem a alguns requisitos, como ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base anterior e ter recebido até dois salários mínimos por mês no ano base, que agora é o de 2021.

Neste ano, os trabalhadores que têm direito ao abono Pis começaram a receber o pagamento a partir de fevereiro. No entanto, para receber o benefício, é importante estar com o cadastro atualizado. Agora, é a vez dos nascidos em maio e junho que recebem seus benefícios no dia 17 de abril.

O que é o abono do PIS?

O abono Pis é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que se enquadram em alguns requisitos. Entre esses requisitos, estão ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base anterior e ter recebido até dois salários mínimos por mês.

Neste ano, os trabalhadores que têm direito ao abono Pis começaram a receber seus abonos em fevereiro, e seguem até julho, de acordo com o mês de nascimento. Além disso, este ano os pagamentos estão sendo feitos com dois meses de nascimento agrupados, como por exemplo, nascidos em janeiro e fevereiro, receberam os valores em fevereiro. O valor do benefício varia de acordo com o tempo de trabalho e pode chegar a um salário mínimo.

Para receber o abono Pis, é importante estar com o cadastro atualizado. Isso significa que é necessário ter os dados corretos e atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O CNIS é um banco de dados do governo federal que armazena informações sobre os trabalhadores brasileiros. Entre as informações que constam no CNIS, estão o nome completo, o CPF, o número do PIS/Pasep, a data de nascimento, a data de admissão no emprego e a data de saída do emprego.

Como atualizar o cadastro do PIS?

Pelo aplicativo Caixa Trabalhador, é possível conferir se seus dados estão atualizados. Basta baixar o aplicativo pela loja de seu celular, ir na opção "Você", clicar em "Serviços Sociais", "PIS" e depois "Consulte Pagamento".

Após abrir, você será redirecionado para uma nova aba onde seus dados serão apresentados para verificação. Caso encontre algum dado incorreto, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para corrigi-lo, ou se dirigir até uma agência da Caixa.

Além de verificar os seus dados, é importante também informar as suas mudanças de endereço, telefone e e-mail. Essas informações são importantes para que o banco possa entrar em contato com você caso seja necessário.

Calendário de pagamentos do PIS

O pagamento do abono Pis é feito de acordo com o calendário de pagamento estabelecido pelo governo federal para garantir a organização e a eficiência na distribuição dos recursos. Esse calendário é definido a partir do mês de nascimento do trabalhador, para que haja uma distribuição equilibrada dos pagamentos ao longo do ano.

Veja abaixo o calendário de pagamentos do PIS 2023:

Nº de inscrição de final 0: a partir de 15 de fevereiro

Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março

Nº de inscrição de final 2: a partir de 17 de abril

Nº de inscrição de final 3: a partir de 17 de abril

Nº de inscrição de final 4: a partir de 15 de maio

Nº de inscrição de final 5: a partir de 15 de maio

Nº de inscrição de final 6: a partir de 15 de junho

Nº de inscrição de final 7: a partir de 15 de junho

Nº de inscrição de final 8: a partir de 17 de julho

Nº de inscrição de final 9: a partir de 17 de julho