Novas notícias para os trabalhadores com dinheiro disponível nas contas do FGTS. A Caixa Econômica Federal anunciou a disponibilização do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aqueles profissionais que foram impactados pelas recentes fortes chuvas e que residem nos municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco.
Essa medida, divulgada oficialmente pelo ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, tem como objetivo auxiliar as famílias afetadas e agilizar a recuperação das áreas atingidas.
Dessa forma, o saque calamidade do FGTS permite que o trabalhador retire o saldo da sua conta em casos de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha afetado sua área de residência. Para ter direito a esse tipo de saque, é preciso que o trabalhador possua saldo na conta do FGTS e não tenha realizado um saque por esse motivo em um período inferior a 12 meses.
Conforme informações da Caixa, o valor máximo a ser retirado é de R$ 6.220 por conta do FGTS. O banco também informou que está colaborando com as autoridades locais para agilizar o processo de solicitação e liberação dos valores aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas.
Situações em Alagoas e Pernambuco
Após as intensas chuvas em Alagoas, mais de 7 mil pessoas permanecem desabrigadas e desalojadas. O governo federal está tomando medidas para auxiliar as vítimas, incluindo o saque do FGTS e a alteração do cronograma de pagamentos do Bolsa Família. Além disso, agricultores familiares receberão um auxílio de R$ 4.600 por família para compensar os prejuízos nas plantações.
Em Pernambuco, a governadora decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata, que foram fortemente afetadas pelas chuvas. A Defesa Civil registrou desalojados e desabrigados nessas áreas, com ocorrência de pontos de deslizamentos.
Como solicitar o saque calamidade FGTS?
Os trabalhadores podem solicitar o saque calamidade do FGTS de duas formas: uma é se dirigindo até uma agência da Caixa, e a outra é pelo aplicativo do FGTS, disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.
No aplicativo, basta selecionar a opção "Meus saques" e, em seguida, "Outras opções de saque - Calamidade pública" e escolher a cidade afetada. Durante o processo de registro da solicitação de saque, é permitido indicar uma conta bancária de qualquer instituição financeira para receber os valores, sem custos adicionais.
Para realizar o pedido, será necessário apresentar uma foto do documento de identidade, bem como um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da declaração da calamidade.
Caso o saque seja aprovado, o prazo para análise e crédito em conta é de até cinco dias úteis. Para obter informações adicionais, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato por meio do telefone 0800 726 0207.
Quais novas regiões podem solicitar o saque-calamidade do FGTS?
A Caixa Econômica Federal anunciou a disponibilização do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aqueles profissionais que foram impactados pelas recentes fortes chuvas e que residem nos municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco.
Como é feita a solicitação do saque do FGTS para calamidade pública?
Os trabalhadores podem solicitar o saque-calamidade do FGTS de duas formas: uma se dirigindo até uma agência da Caixa, e a outra é pelo aplicativo do FGTS, selecionando a opção "Meus saques" e, em seguida, "Outras opções de saque - Calamidade pública" e escolher a cidade afetada.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.