Milhões de aposentados e pensionistas rcebem a primeira parcela do décimo terceiro do INSS a partir da próxima quinta-feira, 25, e a consulta ao valor do abono já foi liberada pelo órgão. Contudo, um obstáculo está impedindo que os segurados consigam acessar o extrato de pagamento: o site do INSS ficou fora do ar no último domingo, dia 21.
A consulta ao valor do 13º do INSS seria liberada apenas no domingo, mas o órgão decidiu antecipar o acesso aos valores na última sexta-feira (19). Porém, quem esperou até ontem para entrar no site e no aplicativo Meu INSS teve uma surpresa desagradável com o sistema fora do ar.
Site Meu INSS está fora do ar?
Ainda na manhã da segunda-feira, 22, o INSS comunicou que os sistemas de atendimento passavam por instabilidades e divulgou uma nota oficial da Dataprev, resposável por prestar serviços ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com a empresa de tecnologia, durante um procedimento de manutenção em um equipamento de armazenamento houve um desligamento não programado de alguns discos, tirando do ar alguns serviços ligados ao INSS e ao MTE.
As equipes da Dataprev já atuaram para restabelecer os serviços prejudicados, mas o órgão informou que os sistemas do Meu INSS ainda podem sofrer com instabilidade no acesso durante a manhã desta segunda-feira, 22 de maio.
Contudo, o problema parece persistir já que nesta terça-feira (23) os usuários ainda encontram problemas para acessar o site e os serviços digitais.
Confira a nota da Dataprev na íntegra:
Como consultar o valor do 13º do INSS?
Durante a manhã desta segunda-feira, 22, ao acessar o site https://meu.inss.gov.br/ ainda é exibida a mensagem 500 Internal Server Error e não é possível fazer login para usar os serviços da plataforma.
Com o sistema do INSS fora do ar, não são apenas os aposentados e pensionistas que são prejudicados. Os cidadãos que precisam solicitar algum benefício, agendar ou remarcar perícias ou ainda emitir extratos do imposto de renda e contribuição no CNIS ficaram sem acesso aos serviços.
Ao tentar acessar o aplicativo, a tela inicial permanece carregando e com a mensagem "aguarde...". Após alguns minutos, é exibida a mensagem "Não foi possível concluir a autenticação, tente novamente mais tarde".
Nas redes sociais, usuários reclamaram da instabilidade no site e aplicativo Meu INSS:
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