Nesta semana, o Governo do estado do Ceará liberou a lista de novos beneficiários do Vale Gás Social referente ao mês de agosto de 2024. Ao todo, 204.941 famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social estão sendo contempladas nesta segunda remessa do benefício em 2024.

Criado em 2020 como uma resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o Vale Gás Social segue sendo pago no estado a cada 3 meses, ou seja, 4 pagamentos no ano.

O benefício é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo pago três vezes ao ano. O último pagamento ocorreu em abril e o próximo será agora em Agosto.

Vale-Gás Social é pago em Agosto no Ceará - Reprodução
Vale-Gás Social é pago em Agosto no Ceará - Reprodução

Quem tem direito

Para receber o vale-gás social no Ceará 4 vezes ao ano, o beneficiário deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Estar inscrita nas famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará;
  • Ser inscrita no CadÚnico;
  • Ser beneficiado pelo Programa Bolsa Família;
  • Participar das cozinhas sociais e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição.

O Vale Gás Social do Ceará não é pago em dinheiro, é dado um ticket aos beneficiários que corresponde a uma recarga gratuita de um botijão de gás que pode ser trocado nos locais credenciadas pelo estado.

Para receber o benefício, os cidadãos devem comparecer ao CRAS mais próximo, munidos de RG, CPF, NIS e um comprovante de endereço. O tíquete do Vale Gás pode ser utilizado diretamente nas revendas da Nacional Gás, entrando em contato com a distribuidora da região ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.

Lista de beneficiários

A lista de beneficiários do Vale Gás Social para o mês de agosto já está disponível para consulta.

- Veja a lista de quem vai receber o Vale-Gás em Agosto

A consulta pode ser feita ainda no site oficial do programa Vale Gás Social, onde os interessados podem verificar se foram contemplados. Além disso, a consulta pode ser realizada por telefone, através do número 156.

Em situações especiais, como beneficiários hospitalizados, falecidos ou em situação de privação de liberdade, outro representante com grau de parentesco poderá fazer a retirada do Vale Gás em seu nome.

Atualização do Cadastro Único

Para continuar recebendo o benefício, é imprescindível que as famílias mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). A atualização pode ser feita pelo aplicativo do CadÚnico ou em um CRAS próximo.

A manutenção do cadastro atualizado garante que não haja impedimentos na hora de receber o Vale Gás Social.

São documentos necessários para atualização do CadÚnico junto à Prefeitura:

  • Para o Responsável Familiar:
    • CPF (preferencialmente) ou Título de Eleitor;
    • Documento de identificação com foto;
    • Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.
  • Para os Demais Componentes da Família:
    • CPF (preferencialmente), Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
  • Para o Responsável Legal (em caso de representação legal):
    • CPF e documento comprobatório da representação legal.

A atualização dos dados no CadÚnico é essencial para que as famílias continuem elegíveis para o benefício, evitando possíveis inconsistências que possam impedir o recebimento do Vale Gás Social, tanto federal como estadual.