Sob risco de diminuir o valor da parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou um decreto nesta quinta-feira (1º) para garantir os 50% adicionais no valor que será pago neste mês de junho.

Desde agosto do ano passado, as 5,7 milhões de famílias beneficiadas pelo programa recebem o valor integral (100%) para cobrir o preço médio nacional do gás de cozinha. Contudo, para que valor continuasse a valer em 2023 o governo precisava que o Congresso Nacional aprovasse uma medida provisória enviada pelo Executivo em 1º de janeiro.

A MP do Auxílio Gás não chegou a ser votada dentro do prazo de validade, que se encerrou nesta sexta-feira (2), e isso poderia travar o pagamento do adicional, fazendo com que o valor do vale gás caísse pela metade já neste mês.

Para salvar o benefício, o texto foi incorporado à MP do Bolsa Família que recebeu aprovação no Congresso nesta semana e agora segue para sanção do presidente Lula. Dessa forma, para evitar que as famílias ficassem sem o adicional em junho, o governo editou um decreto publicado no Diário Oficial da União e que passa a ter validade imediata.

O texto do decreto garante que o adicional será concedido de junho a dezembro de 2023, no valor de 100% do preço médio nacional do botijão GLP 13kg.

Calendário do Vale Gás em junho

Já é possível consultar as datas de pagamento do Vale Gás no mês de junho. O calendário segue as mesmas datas do Bolsa Família, que fará o primeiro pagamento para NIS final 1 no dia 19/06.

O depósito segue até o dia 30 de junho, quando recebe o último grupo (NIS final 0). Os dois grupos que recebem nas segundas-feiras e terão o pagamento antecipado para o sábado anterior são os inscritos com NIS final 1 e 6.

Veja as datas completas do Auxílio Gás em junho:

  • 19 de junho - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 20 de junho - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 21 de junho - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 22 de junho - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 23 de junho - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 26 de junho - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 27 de junho - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 28 de junho - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 29 de junho - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 30 de junho - depósito para inscritos com NIS final 0;

A consulta aos aprovados para receber o vale gás no mês de junho ficará disponível a partir do dia 10/06 pelo aplicativo do Bolsa Família, app Caixa Tem e Portal Cidadão da Caixa.