O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), divulgou as atualizações do próximo ciclo de pagamentos do Bolsa Família, referente ao mês de abril. A partir desta terça-feira (8), os beneficiários podem acessar o aplicativo oficial do programa para consultar informações atualizadas sobre valores, calendário de pagamento e verificar se estão autorizados a receber a próxima parcela conforme as regras vigentes.

Embora ainda não tenha confirmado oficialmente os dados da quantidade de beneficiários esse mês, dado que sai no dia 15, o Governo planeja novos cortes, tendo em vista a redução no orçamento anual do Bolsa Família e o maior rigor nas fiscalizações dos cadastros. Vale lembrar que, neste mês, o MDS também realiza os repasses do Auxílio-Gás. Assim, confira abaixo as principais informações sobre o ciclo de abril do Bolsa Família e do Vale-Gás.

Bolsa Família tem atualização do aplicativo para parcela de abril

A divulgação do extrato atualizado estava prevista no cronograma original para acontecer nesta terça-feira (8). A partir disso, todos os beneficiários ou inscritos no Bolsa Família sabem se receberão a próxima parcela do programa ou se, por alguma pendência ou irregularidade, terão o valor retido neste ciclo.

Em caso de problemas ou suspensão do pagamento, o aplicativo também informará, através de uma notificação, qual o motivo que gerou esta medida. Na grande maioria dos casos, é necessário que o cidadão vá ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) para atualizar seus dados ou até mesmo cumprir os protocolos estabelecidos.

Caso tenha o pagamento autorizado, o beneficiário também já saberá o valor total que receberá em abril, levando em consideração as informações presentes no cadastro. Por fim, o calendário está disponível para a consulta das datas.

Confira abaixo o calendário completo de abril do Bolsa Família:

(Foto: Reprodução)
(Foto: MDS - Reprodução)

Antes do início do ciclo de pagamentos, o Governo Federal ainda divulgará, nos próximos dias, a lista completa das cidades que terão o pagamento antecipado por conta da ocorrência de eventos climáticos.

A expectativa é de que, assim como nos meses anteriores, os residentes de mais de 500 municípios no país sejam contemplados, fazendo com que o valor já esteja disponível no 1º dia do calendário - veja a lista preliminar dos locais

Auxílio-Gás tem valor definido em abril

Além das informações sobre o Bolsa Família, o Governo Federal e o MDS também já confirmaram o valor da próxima parcela do Auxílio-Gás, que voltará a ser pago em abril. E as projeções se confirmaram: O ciclo de abril disponibilizará o valor de R$ 108,00.

Diferentemente de outros programas sociais, o Vale-Gás não possui um valor fixo e depende de uma regulação, que atualmente está sob responsabilidade da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A entidade calcula o valor médio nacional do botijão de gás de 13kg e a partir disso, define o valor da próxima parcela do benefício.

Vale lembrar que o calendário de pagamentos do Auxílio-Gás segue o do Bolsa Família, e também pode ser modificado pelas antecipações. Os beneficiários contemplados receberão ambos os valores na mesma data.

No último ciclo do Auxílio-Gás, realizado em fevereiro, foram 5.4 milhões de famílias atendidas, gerando um investimento de aproximadamente R$ 575 milhões.

Usuários relatam problemas no aplicativo do Bolsa Família

Ao mesmo tempo que realiza a atualização das informações, o aplicativo do Bolsa Família também passa por instabilidades nesta terça-feira (8). Nas redes sociais, alguns beneficiários relatam que, somente tiveram acesso ao extrato atualizado após desinstalar e instalar novamente o aplicativo.

Por isso, é imoprtante ficar atento e caso você esteja tendo dificuldades no acesso das informações atualizadas, esta pode ser uma solução.

Além do aplicativo do Bolsa Família, o beneficiário pode usar outras ferramentas para consulta, como o Portal do Cidadão e o Caixa Tem.