Um novo pagamento do Bolsa Família cai na conta de 21,18 milhões de famílias entre os dias 17 e 30/11. Com o calendário completo de novembro chegando, as famílias estavam ansiosas para descobrir o valor da parcela por meio da consulta no aplicativo do Bolsa Família.

Contudo, os canais de consulta do programa passaram por uma grande instabilidade nos primeiros dias da atualização, gerando falhas para entrar no aplicativo, avisos de "dados não disponíveis" do Bolsa Família e falta de atualização das informações referentes ao mê de novembro.

Quando atualiza a consulta do Bolsa Família? Como já é habitual, a folha de pagamento do Bolsa Família é fechada até o dia 10 de cada mês e, depois disso, os dados são enviados à Caixa para atualização das informações nos canais de consulta do benefício (aplicativo Bolsa Família, app Caixa Tem e Portal Cidadão Caixa).

Whatsapp do Bolsa Família oferece consulta do valor em novembro. Foto: M3Mídia.
Whatsapp do Bolsa Família oferece consulta do valor em novembro. Foto: M3Mídia.

Canal do Bolsa Família no Whatsapp

Além do valor do benefício, a curiosidade dos beneficiários é para saber se tiveram o benefício bloqueado ou cancelado, já que novas suspensões no pagamento foram confirmadas.

Assim, a frustração de tentar acessar o serviço e encontrar falhas e 'bugs' no sistema deixou muitas pessoas desapontadas. Mas existe uma solução para esse problema: existem ainda outros canais para fazer a consulta do Bolsa Família.

Recentemente, o MDS lançou o Whatsapp do Bolsa Família, plataforma por onde os beneficiários poderão solucionar dúvidas sobre diversos benefícios e receber orientação sobre o programa social.

O "Zap do Bolsa Família" funciona se segunda à sexta-feira, das 07h às 19h, e terá atendimento nos fins de semana durante a folha de pagamento do Bolsa Família. A consulta é feita pelo número +55 61 4042 1552.

Em alguns casos, os beneficiários que não conseguiram verificar o pagamento de novembro pelos aplicativos da Caixa estão conseguindo informações sobre o benefício no canal do MDS no Whatsapp e pela Ouvidoria do MDS 121 no Telegram.

Canal do MDS no Whatsapp mostra Bolsa Família liberado.
Canal do MDS no Whatsapp mostra Bolsa Família liberado.

Consulta do Bolsa Família pelo telefone

Além da opção de atendimento pela Ouvidoria do MDS, existem ainda os números para ligar e fazer a consulta do Bolsa Família. Além do Whatsapp da Caixa, disponível no número 0800 104 0 104, os inscritos no programa contam com os seguintes telefones de consulta:

Telefone 121 do MDS

O canal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e a ligação é gratuita. A consulta pode ser feita ligando para o número 121 de celular ou telefone fixo. Nos finais de semanas do calendário de pagamento do PBF e feriados, das 10:00 às 16:00.

Central Caixa 111

O atendimento eletrônico no número 111 é destinado ao público do Bolsa Família, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Caixa Cidadão

Outro canal de atendimento da Caixa é pelo número 0800 726 0207. O serviço é voltado para dúvidas sobre abono salarial (Pis), benefícios sociais, FGTS e Cartão Social. O atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, e o eletrônico funciona 24h por dia.