O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi selecionado como a banca organizadora para o primeiro edital que será aberto pelos Correios em 2024 para a área de Segurança e Medicina do Trabalho.

Os Correios farão dois concursos: um deles para o SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho) e outro mais abrangente para a área operacional (carteiros, agentes de triagem e profissionais de nível superior).

O contrato com o Iades tem validade só até abril de 2025, o que indica que o instituto será responsável por todo o processo seletivo, desde o recebimento das inscrições até a aplicação das provas e divulgação do resultado neste período. Vale destacar que o Iades já organizou o último concurso dos Correios para essa mesma área, o que pode ser uma vantagem para os candidatos que desejam se preparar de forma antecipada. Veja como foi:

Total de Vagas

88

Início inscrições

09/10/2017

Fim Inscrições

05/11/2017

Salários até

R$ 4.903,05

Vagas e benefícios SESMT Correios 2024

As vagas oferecidas no novo concurso do SESMT serão para os cargos de:

  • Técnico de Segurança do Trabalho Júnior;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Médico do trabalho júnior e;
  • Enfermeiro do trabalho júnior.

Porém, o número total de vagas por cargo ainda não foi divulgado. Para se candidatar ao cargo de técnico de Segurança do Trabalho, é necessário ter o ensino médio completo, curso técnico na área e registro profissional, com salário inicial a partir de R$3.543,67, além de benefícios. Os demais cargos pedirão ensino superior na área de atuação.

Além do salário atrativo, os funcionários dos Correios têm direito a uma série de benefícios, incluindo vale-transporte, vale refeição/alimentação, plano de saúde, auxílio para dependentes com deficiência, reembolso creche e babá, adiantamento de férias e antecipação de parte da gratificação natalina.

Segundo edital dos Correios

Ainda não há um prazo definido para a publicação do segundo edital e nem banca organizadora foi contratada, no entanto, o concurso dos Correios não deve demorar a ser aberto.

Em uma reunião com sindicalistas no dia 2 de abril, o presidente dos Correios, Fabiano Silva, anunciou que o edital deste segundo concurso será divulgado em setembro, representando um marco no recrutamento de novos profissionais para a estatal.

Durante o encontro, foi compartilhado o cronograma previsto para a realização do concurso público, o qual deverá ser publicado logo, fornecendo mais detalhes sobre as etapas do processo seletivo.