O Exército Brasileiro divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11) o novo edital que rege o concurso público para ingresso na Escola de Formação de Padres da Igreja Católica e Pastor Evangélico.
São 5 vagas abertas, sendo 4 para Pastor Católico Romano e uma para Pastor Evangélico. Podem participar do concurso quem atender os requisitos da ESFCEx, sendo:
- Ter menos de 38 anos de idade, em 31 de dezembro do ano da incorporação nesse estágio;
- Ser sacerdote ou pastor;
- Ter curso de formação teológica regular de nível universitário, reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião;
- Possuir pelo menos 3 anos de atividades pastorais;
- Ter consentimento expresso da autoridade eclesiástica da respectiva religião;
- Ser julgado apto em inspeção de saúde; e
- No caso dos Católicos, deverá ser obtida, anteriormente, a aprovação eclesiástica do Bispo de origem e daquele em cuja Diocese estiver atuando ou do Superior, no caso dos sacerdotes pertencentes às Ordens Religiosas.
Durante o curso de formação, o candidato será designado Aspirante a Oficial com um soldo militar de R$ 7.490,00, segundo a tabela de salários dos militares. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o concludente será nomeado Oficial do Exército Brasileiro (EB), no posto de Aspirante do Quadro Complementar de Oficiais.
Inscrições e provas
As inscrições poderão ser feitas de 14 de junho a 5 de agosto de 2022, pelo endereço eletrônico: www.esfcex.eb.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.
Os inscritos passarão pelos seguintes testes:
- Prova objetiva a ser realizada por todos os candidatos, constituído de 1 prova escrita com 60 itens, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
O exame será realizado no dia 11 de setembro de 2022 e terá duração total de 4 horas. Os aprovados seguem então para as demais etapas, que serão:
- Verificação documental preliminar: não possui caráter eliminatório nem classificatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado);
- Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado);
- Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);
- Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, e apto na IS e no EAF; e
- Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso optado por concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército.
O concurso vale apenas por 30 dias a partir da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.