Saiu ontem (8) o resultado das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado em agosto deste ano. No entanto, candidatos inscritos no Bloco 4 tiveram a divulgação suspensa por uma decisão da justiça do DF sobre um possível vazamento das provas.

Após a AGU recorrer, o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília, acatou o pedido e com isso, os resultados foram agora divulgados. Cerca de 400 mil candidatos aguardavam a divulgação das notas.

Com essa nova determinação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a publicação das notas referentes ao Bloco 4 - veja o resultado.

A divulgação dos resultados estava suspensa devido a uma decisão da 14ª Vara Cível do Distrito Federal, proferida no dia 3 de outubro. A suspensão foi motivada por uma ação popular que alegava um suposto vazamento das provas desse bloco, ocorrido em uma escola no Recife. Segundo o processo, fiscais de prova teriam aberto erroneamente pacotes de provas do turno da tarde, distribuindo-as aos candidatos do período da manhã. O erro foi identificado e as provas foram recolhidas rapidamente.

Ao analisar o recurso, o desembargador Brandão considerou que o incidente foi devidamente corrigido e não comprometeu a integridade do certame. "O equívoco foi identificado e sanado, além de ter sido registrado nos documentos relacionados à aplicação da prova", afirmou o magistrado, destacando que a suspensão não seria proporcional aos princípios de razoabilidade.

Como consultar o resultado do CNU?

Desde as 10h de terça-feira (8), os candidatos podem acessar o resultado das provas objetivas e as notas preliminares das provas discursivas e de redação na Área do Candidato, no site oficial do CNU. No extrato do resultado, os candidatos poderão verificar a "situação do cargo" e consultar as notas, que incluem:

  • Blocos 1 a 7 (nível superior):
    • Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos: número de acertos, nota obtida e ponderada.
  • Bloco 8 (nível médio):
    • Disciplinas como Língua Portuguesa, Noções de Direito e Matemática: acertos e nota ponderada.
    • Nota total e ponderada da redação.

Revisão de notas: Os candidatos que desejarem solicitar a revisão das notas preliminares das provas discursivas ou de redação podem fazê-lo até esta quarta, dia 9 de outubro na Área do Candidato. O resultado final será divulgado em 17 de outubro.

Prova de Títulos

Os candidatos convocados para a prova de títulos devem enviar a documentação entre os dias 9 e 10 de outubro, também via upload no site do CNU. O resultado preliminar desta fase será publicado no dia 4 de novembro, com prazo para pedidos de revisão até 5 de novembro.

Confira o cronograma das próximas etapas:

  • 08/10: Divulgação das notas objetivas e preliminares das provas discursivas.
  • 08 e 09/10: Pedidos de revisão das notas discursivas.
  • 09 e 10/10: Envio de títulos.
  • 17/10: Resultado final das provas discursivas.
  • 19/11: Resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
  • 21/11: Divulgação dos resultados finais.