No próximo domingo, 18 de agosto, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil realizarão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Considerado o "Enem dos Concursos" devido à sua amplitude, a seleção oferece 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais. As provas acontecerão em 228 municípios, abrangendo todas as regiões e estados do país.
Para discutir os preparativos finais e orientar os candidatos, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, do programa "Bom Dia, Ministra". Durante a entrevista, a ministra abordou a logística do concurso, os cuidados do Governo Federal para assegurar a segurança dos candidatos, e as medidas de acessibilidade.
- Cesgranrio já divulgou locais de prova; consulte
Veja o vídeo na íntegra:
Provas remarcadas e logística
Originalmente agendadas para o dia 5 de maio, as provas do CNU foram adiadas para 18 de agosto devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com o cronograma atualizado, o gabarito preliminar será divulgado em 20 de agosto, com os resultados finais previstos para 21 de novembro. As convocações dos aprovados começarão no dia seguinte, com a posse prevista para janeiro de 2025.
A ministra destacou o desafio logístico de organizar o concurso em larga escala, garantindo que 94% dos candidatos tenham acesso a um local de prova em um raio de até 100 km. Para Esther Dweck, o planejamento minucioso visa assegurar que todos os municípios incluídos no concurso possam realizar as provas de forma segura e organizada.
Critérios de classificação e chamadas
Esther Dweck explicou que, com exceção do Incra e do IBGE, os demais órgãos não terão alocação regionalizadas. A alocação de vagas por estado permitirá que os candidatos escolham uma região preferencial, mas não há garantia de que todas as vagas estarão disponíveis na localidade de residência dos candidatos, especialmente para áreas com maior concentração de vagas em Brasília-DF.
A ministra alertou para a importância dos candidatos atenderem às chamadas, destacando que após três convocações não atendidas, o candidato será desclassificado, e novas pessoas serão chamadas. "Nós faremos três chamadas. Se a pessoa não atender as três chamadas estará fora e chamamos novas pessoas".
Curso de formação
Sobre a questão dos candidatos chamados para o concurso, a previsão do resultado final, depois de todos os recursos possíveis, seja dia 21 de novembro e que as pessoas entrem efetivamente em janeiro de 2025, principalmente para as carreiras que não tem curso de formação como etapa de seleção.
Já para as carreiras que têm o curso de formação e que seja necessário passar no curso de formação para tomar posse, as chamadas começam a partir de novembro para que também comecem em janeiro de 2025. O curso de formação terá duração de aproximadamente 3 meses, tendo início para os trabalhos em abril de 2025.
Preparativos para as provas
A prova será aplicada em dois turnos em todo o Brasil. No turno da manhã, candidatos de nível superior responderão a 20 questões objetivas e uma questão dissertativa, enquanto os de nível médio farão 20 questões objetivas e uma redação. À tarde, os candidatos enfrentarão questões adicionais: 50 para nível superior e 40 para nível médio.
A ministra também ressaltou a importância de os candidatos consultarem seus locais de prova, lembrando que apenas 35% dos inscritos o fizeram até o momento - faça aqui a consulta. As forças de segurança estaduais e federais estarão envolvidas para garantir a segurança durante a aplicação das provas. Dweck confirmou que 200 mil pessoas estão trabalhando para que a realização do novo concurso saia de forma tranquila e correta.
Organização dos horários de provas
As provas serão aplicadas em 228 municípios de todo o Brasil, divididas em dois turnos:
Turno da Manhã:
- Abertura dos portões: 7h30 (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início das provas: 9h
- Duração: 2h30
Candidatos de nível superior (blocos 1 a 7) responderão a 20 questões objetivas e uma questão dissertativa. Os candidatos de nível médio (bloco 8) responderão a 20 questões objetivas e realizarão uma redação.
Turno da Tarde:
- Abertura dos portões: 13h (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 14h
- Início das provas: 14h30
- Duração: 3h30
No período da tarde, candidatos de nível superior responderão a 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos, enquanto os candidatos de nível médio responderão a 40 questões objetivas adicionais.
Mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos receberão duas folhas para anotar as respostas marcadas nos cartões de resposta, uma para cada turno. As folhas de anotação serão distribuídas pela manhã e à tarde.
As folhas de anotação só poderão ser utilizadas pelos candidatos que permanecerem na sala até os 30 minutos finais de cada turno. Além disso, a folha utilizada pela manhã deverá ser guardada em um envelope, fornecido pelos fiscais, e não poderá ser levada para a prova da tarde. O envelope também será utilizado para armazenar objetos pessoais, como telefones e chaves.
CNU em 2025?
A ministra destacou que, para 2025, a expectativa é que 7 mil vagas sejam preenchidas por candidatos em cadastros de reserva de concursos realizados em 2024, além da abertura de novos concursos em áreas não contempladas neste ano.
Em 2024, aproximadamente 14 mil vagas foram autorizadas para concursos públicos, e a previsão é de que, até o final do mandato do presidente Lula, esse número possa chegar a 21 mil vagas até 2026.
Segundo a ministra, só em 2024 foram abertas 1.085 vagas em concursos federais, incluindo órgãos como o ICMBio, Ibama, e Susep. Para o segundo semestre, estão previstos novos concursos, com a possibilidade de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado em 2025, dependendo da avaliação desta primeira edição.
O edital para essa nova edição tem previsão de publicação até março de 2025, com as provas previstas para agosto.
Cronograma CNU
- Divulgação dos Cadernos de Provas: 18 de agosto, após às 20h - pelo site da Cesgranrio.
- Gabaritos Preliminares: 20 de agosto.
- Imagem do Cartão-Resposta: 8 de setembro.
- Resultados Finais das Provas Objetivas e Notas Preliminares: 8 de outubro.
- Convocação para o Curso de Formação: 21 de novembro.
Como serão os critérios de classificação do CNU?
A alocação de vagas por estado permitirá que os candidatos escolham uma região preferencial, mas não há garantia de que todas as vagas estarão disponíveis na localidade de residência dos candidatos, especialmente para áreas com maior concentração de vagas em Brasília-DF.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.