Os resultados finais das provas objetivas e os preliminares das discursivas e redações do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 foram divulgados nesta terça-feira (8/10). Este anúncio crucial determina os candidatos que avançarão para a próxima fase do processo seletivo.

Uma dúvida frequente entre os candidatos é sobre a pontuação mínima necessária para que suas provas discursivas ou redações sejam corrigidas. De acordo com os editais, as provas discursivas ou redações foram corrigidas para aqueles que, em pelo menos um cargo e especialidade, ficaram classificados nas provas objetivas em até nove vezes o número de vagas oferecidas.

As notas de corte variam conforme o órgão, cargo e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, pessoas com deficiência, negros e indígenas). Por exemplo, para a AGU, as notas de corte para o cargo de Arquiteto foram 55,75 para ampla concorrência e 42,25 para pessoas com deficiência.

Maiores Notas de Corte

Entre os diversos cargos e especialidades, algumas das maiores notas de corte para ampla concorrência foram observadas nas seguintes áreas:

Órgão Cargo Especialidade Nota de corte
IBGE Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas Psicopedagogia 67,60
IBGE Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas Relações Internacionais 64,55
MGI Analista Técnico Administrativo História 64,25
MDIC Analista de Comércio Exterior Qualquer área de conhecimento 64,25
IBGE Analista Técnico Administrativo Educação Corporativa e Administração Escolar 64,70
IBGE Analista Técnico Administrativo Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda 62,50

Menores Notas de Corte

Por outro lado, algumas das menores notas de corte foram identificadas nas seguintes especialidades:

Órgão Cargo Especialidade Nota de corte
INCRA Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário Engenharia de Agrimensura e Engenharia Cartográfica (Negro) 32,00
IBGE Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas Estatística (pcd) 30,50
INCRA Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário Economia (Negro) 32,20
AGU Engenheiro Engenharia de Produção (pcd) 31,75
IBGE Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas Ciência de Dados (pcd) 37,60

Resultados CNU

As provas foram aplicadas no dia 18 de agosto, com a participação de 970.037 candidatos. No entanto, cerca de 54,12% dos inscritos não compareceram às provas. O CNU teve 2,1 milhões de candidatos inscritos disputando 6.640 vagas de níveis médio e superior em 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

A consulta das notas finais dos candidatos nas provas objetivas e das notas preliminares da etapa discursiva/redação foi divulgada nesta terça-feira, dia 08 de outubro. A consulta pode ser feita pelos candidatos dos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7 (nível superior) e 8 (nível médio).

- Resultado CNU pela Cesgranrio

Os candidatos poderão interpor pedidos de revisão das notas preliminares das provas discursivas e da redação em um campo específico da área do candidato, nos dias 8 e 9 de outubro. O resultado final será publicado no dia 17 de outubro.

Correção da Prova Discursiva

Para os candidatos de nível superior que foram classificados na prova objetiva e tiveram suas provas discursivas corrigidas será apresentado o desempenho em relação:

  • Conhecimentos Específicos: 50% da nota
  • Conhecimentos Gramaticais: 50% da nota

O total obtido será a soma das duas notas.

Prova de Títulos

A convocação para a entrega da documentação será realizada na próxima terça-feira, 8 de outubro, junto com a divulgação das notas da prova objetiva.

As imagens dos títulos deverão ser enviadas via upload no site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login entre os dias 9 e 10 de outubro, nos formatos PDF, JPEG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

O resultado preliminar será publicado no dia 4 de novembro, e os candidatos poderão solicitar revisão da nota até o dia 5 de novembro.

Cronograma CNU

  • 08 e 09/10: Prazo para pedidos de revisão das notas discursivas.
  • 08/10: Convocação para envio de títulos.
  • 09 e 10/10: Envio dos títulos.
  • 17/10: Divulgação dos resultados dos pedidos de revisão e convocação para verificação de condições para vagas reservadas a candidatos negros e indígenas.
  • 19/11: Divulgação dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
  • 21/11: Previsão de divulgação dos resultados finais.