Após as fortes chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias e atingiram mais de 150 municípios gaúchos, havia dúvidas a respeito da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado que estão programadas para ocorrer no próximo domingo, dia 05 de maio.

Na noite desta quinta-feira, 02, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que o Concurso Nacional Unificado (CNU) será realizado em todo o país conforme programado para o próximo domingo, dia 5 de maio.

"O Governo Federal está empenhado em assegurar a participação dos candidatos no Rio Grande do Sul, mantendo um diálogo contínuo com as autoridades federais, estaduais e municipais relevantes. Futuras atualizações serão divulgadas através dos canais oficiais do Ministério", disse o MGI.

De acordo com o MGI, um total de 80.348 candidatos (representando 4,3% do total nacional) estão inscritos para realizar as provas em 10 municípios do Rio Grande do Sul (equivalente a 3,7% do total de municípios participantes).

Veja a publicação no X, antigo Twitter:

Provas continuam agendadas para dia 05

A possibilidade de adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi levantada na última quarta-feira, 1º de maio, após o governador do Rio Grande do Sul afirmar que o estado estava enfrentando sérias dificuldades devido às fortes chuvas que continuavam atingindo a região.

Após reuniões realizadas nesta quinta-feira, 2 de maio, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) decidiu manter as provas em todo o país, incluindo no Rio Grande do Sul.

Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado às 18h desta quinta-feira, 2 de maio, 154 municípios já haviam sido afetados, com 4.645 pessoas em abrigos e mais 10.242 desalojadas.

No total, 71.306 pessoas foram afetadas, com 36 feridos e 60 desaparecidos. O Estado do RS já registra 29 mortes. O governador Eduardo Leite já decretou estado de calamidade pública.

O modelo de seleção estabelecido pelo Governo Federal mobilizará aproximadamente 215 mil pessoas para garantir a execução segura do processo seletivo em 228 municípios onde as provas serão realizadas.

Para garantir transparência e eficácia, foram designados 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, permitindo que 94,6% dos inscritos realizem a prova com um deslocamento de até 100 km. Esta estrutura abrange desde aplicadores até órgãos de segurança, demonstrando o cuidado meticuloso do Governo na organização deste que é o maior evento da história dos concursos públicos nacionais.

Consulta ao local de prova

Os candidatos já podem acessar o local de prova através do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Área do Candidato, mediante login no site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login.

Este documento inclui detalhes como número de inscrição, data, horário e local da prova, além de informações sobre requisitos para atendimento especializado ou uso do nome social. O Ministério da Gestão ressalta que, por razões de segurança, não será permitido levar o caderno de prova após o término do exame.

Horários de provas CNU

Os candidatos inscritos devem estar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, os quais serão às 7h30 para os exames realizados pela manhã e às 13h para os exames realizados à tarde, seguindo o horário oficial de Brasília.

Os horários das provas são os seguintes:

Turno matutino:

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da prova: 11h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno vespertino:

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da prova: 18h
  • Duração da prova: 3h30

Durante o turno da manhã, os candidatos inscritos nos blocos de nível superior, do bloco 1 ao bloco 7, responderão a 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa sobre conhecimento específico. No mesmo período, os candidatos concorrendo aos cargos do bloco 8 realizarão uma prova objetiva composta por 20 questões de múltipla escolha e a redação.

À tarde, os candidatos de nível superior responderão a 50 questões de múltipla escolha abordando conteúdos específicos de suas áreas. No mesmo período, os candidatos do bloco de nível médio enfrentarão mais 40 questões de múltipla escolha.

No dia da prova, os candidatos devem levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente.
  • Documento de identidade utilizado na inscrição.
  • Cartão de confirmação da inscrição.
  • Alimentos e água em embalagens lacradas e garrafas transparentes.

O que é proibido levar:

  • Dispositivos eletrônicos, como celulares, mp3 players, entre outros.
  • Óculos escuros.
  • Acessórios de chapelaria, como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

O porte ou uso desses objetos durante as provas resultará na eliminação do candidato.