O Concurso Nacional Unificado (CNU) passou por uma importante retificação no edital referente aos cursos de formação, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 21 de fevereiro. A principal alteração diz respeito às vagas remanescentes, que podem surgir após a terceira convocação dos candidatos.

Caso haja vagas disponíveis após a terceira convocação, o candidato que não tenha sido chamado anteriormente poderá ser convocado, conforme o novo critério estabelecido.

Outro ponto importante diz respeito à participação nos cursos de formação. O candidato que for chamado e não comparecer dentro do prazo previsto será eliminado, sem possibilidade de novas convocações.

Veja a retificação:

ddd
Retificação do Edital Específico nº 2 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

O que mudou?

A retificação inclui o subitem 2.5 e seus subitens, que determinam como os candidatos poderão preencher as vagas remanescentes caso ainda haja disponibilidade após a terceira convocação.

De acordo com o novo item do edital, após a terceira chamada, os candidatos que ainda não tenham sido convocados para o curso de formação e que permaneçam em lista de espera deverão realizar o registro de interesse diretamente nas instituições responsáveis pela aplicação do curso.

Além disso, os candidatos convocados para o preenchimento das vagas remanescentes deverão se matricular e cumprir todas as regras estabelecidas no edital e no regulamento específico a ser elaborado pelas instituições responsáveis pelos cursos de formação.

O que fazer se estiver na lista de espera?

Os candidatos que ainda estão na lista de espera devem acompanhar atentamente a área do candidato na página do CNU para verificar se foram convocados para a matrícula no curso de formação.

As listas definitivas de classificação para os candidatos aprovados tanto para as vagas imediatas quanto para os que estão na lista de espera nos blocos 1 a 7 serão divulgadas no dia 28 de fevereiro. Também será publicada a lista final de convocados para matrícula nos cursos de formação.

Cursos de Formação

A terceira convocação para os cursos de formação foi divulgada no dia 18 de fevereiro. Os convocados tiveram até os dias 18 e 19 de fevereiro para confirmar seu interesse em participar da etapa. Durante essa convocação, 42 vagas estavam disponíveis para preenchimento. No entanto, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) não divulgou quantas dessas vagas permaneceram abertas após o período de confirmação de interesse.

Os cursos de formação, que são uma etapa obrigatória para nove cargos do CNU, começarão em março. As datas exatas variam de acordo com a carreira, e os cursos serão realizados em Brasília, no Distrito Federal. A única exceção será para o cargo de especialista em regulação de saúde suplementar, que terá sua formação no Rio de Janeiro.

Além disso, o curso de formação para o cargo de auditor-fiscal do trabalho será híbrido, com aulas presenciais e remotas. Para as outras carreiras, as aulas serão exclusivamente presenciais.

Ao participarem dos cursos de formação, os candidatos receberão um auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração inicial da carreira, o que proporciona um apoio importante durante o período de capacitação.

Cargos contemplados pelo curso de formação

Os cursos de formação são exigidos para os seguintes cargos, que exigem nível superior:

  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
  • Analista de Comércio Exterior
  • Analista em Tecnologia da Informação
  • Analista Técnico de Políticas Sociais
  • Analista de Infraestrutura
  • Auditor-Fiscal do Trabalho
  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia
  • Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários
  • Especialista em Regulação de Saúde Suplementar