Nesta quinta-feira, 17, etapas importantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram atualizadas e candidatos devem ficar atento aos próximos passos do concurso. Entre as atualizações, estão as respostas aos pedidos de revisão das notas das provas discursivas.

Os candidatos podem acessar os resultados na Área do Candidato, disponível na página oficial do concurso, clicando no menu "Resultados e Convocações".

As notas dos candidatos podem aumentar, permanecer inalteradas ou até diminuir, conforme resultado dos recursos.

Além disso, foram anunciadas a convocação para a verificação da condição declarada para as vagas reservadas a candidatos negros e indígenas, bem como a abertura do prazo para a avaliação biopsicossocial das pessoas com deficiência.

No início de outubro, foram divulgadas as notas de corte e os resultados das provas objetivas e discursivas do grande concurso nacional. O cargo de menor nota de corte na ampla concorrência foi o de Tecnologista no Ministério da Agricultura e Pecuária, enquanto a maior nota foi para Analista do IBGE. O CNU oferece 6.640 vagas distribuídas entre mais de 20 órgãos do Executivo Federal.

Procedimentos de verificação para cotas

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas a negros, pessoas com deficiência e indígenas deverão passar por processos específicos:

  • Candidatos negros: Nos dias 2 e 3 de novembro, será realizado o procedimento de heteroidentificação. O candidato deverá comparecer para coleta de dados biométricos e exame grafológico. O processo será filmado pela Fundação Cesgranrio.
  • Candidatos com deficiência: O prazo para a avaliação biopsicossocial começa hoje, 17. A equipe multiprofissional avaliará a documentação médica enviada pelo candidato no ato da inscrição que comprova a situação.
  • Candidatos indígenas: A verificação da condição indígena será realizada em 2 e 3 de novembro, exclusivamente para os cargos da Funai, por meio de uma análise documental complementar.

Os resultados preliminares dessas verificações serão divulgados em 13 de novembro, com possibilidade de recursos nos dias 13 e 14 de novembro.

Avaliação de Títulos e próximas etapas

Os candidatos que concorrem pela ampla concorrência aguardam a divulgação preliminar da avaliação de títulos em 4 de novembro. Recursos poderão ser interpostos até o dia 5 de novembro. O resultado final do concurso está previsto para o dia 21 de novembro.

Confira abaixo o cronograma das próximas etapas do CNU:

  • 17 de outubro: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das provas discursivas;
  • 2 e 3 de novembro: Procedimentos de verificação para candidatos negros e indígenas;
  • 13 de novembro: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação das condições declaradas e biopsicossocial;
  • 21 de novembro: Divulgação dos resultados finais do CNU.