Após a alteração da data de prova, quem quiser desistir de fazer o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) pode pedir o reembolso da taxa de inscrição a partir desta sexta-feira, dia 5 de agosto. O prazo é curto e termina já no próximo domingo, dia 7. Neste mesmo prazo os candidatos do Rio Grande do Sul ou que fariam a prova no estado também podem alterar a cidade de realização das provas.

As provas do concurso seriam aplicadas no dia 5 de maio, mas foram adiadas para 18 de agosto devido à chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul. Agora, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou o novo cronograma oficial na última quinta-feira (04).

Como solicitar o reembolso?

Para quem deseja solicitar o reembolso da taxa de inscrição do CNU, deve acessar a Área do Candidato, na mesma página em que o candidato fez a inscrição no site da Fundação Cesgranrio. Para acessar, é necessário fazer login com uma conta gov.br.

Ao solicitar a devolução do valor, será necessário informar os dados do banco, agência e conta corrente, sendo obrigatório ser o único titular da conta corrente indicada. O valor será depositado na conta do candidato após a data da aplicação do concurso, em agosto.

Como alterar o local da prova?

A alteração dos locais de prova (para candidatos do RS) é feita diretamente no site cpnu.cesgranrio.org.br. Veja abaixo o passo-a-passo:

  • Faça login com a conta gov.br;
  • Acesse a "área do candidato";
  • Clique no item "editar inscrição".

Para mudar a cidade, selecione a opção "cidade de prova". Depois, é só escolher o estado e município e clicar em "atualizar" para confirmar a mudança.

No final, é necessário confirmar a nova cidade selecionada e aceitar que as "informações alteradas já foram atualizadas na ficha de inscrição". Não é necessário pagar nova taxa.

Novo cronograma CNU

Veja abaixo o cronograma previsto para o Concurso Nacional Unificado:

  • 4 de julho: Publicação de Decreto e retificação do Edital
  • 5 a 7 de julho: Período para solicitação de reembolso da taxa de inscrição e alteração do local de prova para candidatos do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil
  • 7 de agosto: Disponibilização dos Cartões de Confirmação
  • 18 de agosto: Aplicação das provas
  • 20 de agosto: Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas
  • 21 de novembro: Divulgação final dos resultados
  • Janeiro 2025: Início da convocação para posse e cursos de formação

O primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ocorrerá no dia 18 de agosto e teve mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos. São 6.640 vagas que serão preenchidas em 21 órgãos da administração pública federal.