O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) orientou, nesta quinta-feira, 21 de novembro, que todos os participantes do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) acessem o sistema da Fundação Cesgranrio para verificar sua situação atualizada. A medida ocorreu após a inclusão de 32.260 candidatos na etapa de correção de provas discursivas, resultado de um acordo judicial que modificou parte do processo seletivo.

A reintegração desses candidatos foi possível graças a um entendimento entre a União, representada pelo Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e o Ministério Público Federal (MPF). Esse ajuste visa corrigir falhas e evitar exclusões indevidas, como o não cumprimento de algumas diretrizes do caderno de provas ou de critérios de segurança no preenchimento do cartão-resposta.

Nova classificação CNU

A classificação dos candidatos pode sofrer alterações. Aqueles com mudanças em suas situações receberão um e-mail da Cesgranrio com orientações detalhadas. Os demais candidatos devem acessar a área do candidato no site oficial para verificar sua situação atual.

- Clique e confira a situação

Além disso, foi assegurada a correção de provas discursivas e redações de candidatos concorrentes a vagas reservadas para negros, desde que tenham atingido a pontuação mínima exigida.

A retificação dos editais também incluiu a etapa de avaliação de títulos para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, garantindo equivalência de critérios conforme previsto em lei.

Orientações para os Candidatos

Todos os candidatos reintegrados e já habilitados permanecem ativos no processo seletivo. A Cesgranrio disponibilizará mensagens no sistema de inscrições, incluindo notificações em pop-ups para informar sobre as mudanças no cronograma e as etapas seguintes.

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato diretamente com a Fundação Cesgranrio pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 701 2028, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Resultados finais no dia 11/02

Com a decisão, o cronograma do CNU foi ajustado. A nova data para a divulgação dos resultados finais do concurso é 11 de fevereiro de 2025.

Veja as demais alterações no cronograma:

Etapa Data
Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos 25 de novembro de 2024
Envio de títulos 4 e 5 de dezembro de 2024
Análise de títulos 6 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025
Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações 9 de dezembro de 2024
Interposição de pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações 9 e 10 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações 20 de dezembro de 2024
Convocação para verificação da condição para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros 23 de dezembro de 2024
Perícia médica (avaliação biopsicossocial) para candidatos que se declararam com deficiência 6 a 10 de janeiro de 2025
Procedimento de verificação para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas 11 e 12 de janeiro de 2025
Resultado preliminar da avaliação de títulos 15 de janeiro de 2025
Prazo para recursos contra o resultado preliminar da avaliação de títulos 15 e 16 de janeiro de 2025
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da autodeclaração para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial 17 de janeiro de 2025
Prazo para recursos contra os resultados preliminares da avaliação da autodeclaração e biopsicossocial 17 e 18 de janeiro de 2025
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos 11 de fevereiro de 2025
Previsão de divulgação dos resultados finais 11 de fevereiro de 2025