O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu uma coletiva de imprensa às 14h desta terça-feira (14) divulgando novas informações sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU). O resultado foi antecipado e agora sairá no dia 4 de fevereiro (a previsão era dia 11).

A ministra da Gestão, Esther Dweck, esteve presente na coletiva, ao lado do secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., e do diretor do CNU, Alexandre Retamal. O curso de formação dos aprovados preencherá as vagas durante o mês de fevereiro e a lista final dos inscritos nos cursos sairá no dia 28 de fevereiro.

O prazo de confirmação da matrícula dos aprovados no curso de formação será de apenas 2 dias após a convocação. Por isso é importante estar atento às convocações no site do CPNU.

Cronograma da 1ª edição do CNU

O resultado final da primeira edição do Concurso Nacional Unificado está programado para sair agora no dia 4 de fevereiro de 2025. Confira as próximas datas importantes:

  • 4 de fevereiro: Divulgação do resultado final e do julgamento dos pedidos de revisão de notas - divulgação da lista final de aprovados para todos os cargos; e convocação para cursos de formação (blocos 1 a 7); resultado final (bloco 8).
  • 11 de fevereiro - Segunda convocação para o curso de formação;
  • 18 de fevereiro - Terceira convocação (vagas remanescentes) para o curso de formação;
  • 28 de fevereiro - Lista final de inscritos nos cursos de formação.
Curso de formação do CNU terá convocação a partir de 4 de fevereiro
Curso de formação do CNU terá convocação a partir de 4 de fevereiro

O curso de formação terá convocação dos aprovados conforme a ordem de preferência indicada pelo candidato quando da inscrição no concurso. Cada candidato só poderá participar de um curso de formação.

A posse dos aprovados ocorrerá após o curso de formação e deve iniciar no início de abril, disse a ministra.

Durante o curso de formação, os convocados recebem 50% do salário inicial do cargo como ajuda de custo.

Recorde de inscrições

A primeira edição do CNU alcançou números históricos, com 2.144.435 inscritos, tornando-se o concurso público mais concorrido da história no Brasil. Veja o ranking:

  1. Concurso Nacional Unificado (2024) - 2.144.435 inscritos;
  2. Correios (2024) - 1.672.671 inscritos;
  3. Banco do Brasil (2021) - 1.645.975 inscritos;
  4. Banco do Brasil (2023) - 1.500.000 inscritos;
  5. Caixa Econômica Federal (2024) - 1.201.097 inscritos;

Segunda edição do CNU está em análise

O Governo Federal já trabalha nos preparativos para uma possível segunda edição do CNU. Contudo, a ministra Esther Dweck destacou que a confirmação oficial do novo concurso depende de fatores como a conclusão do CNU 2024 e a análise do Orçamento.

Órgãos como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco já demonstraram interesse em participar. O Ministério da Saúde, com autorização para preencher 319 vagas, ainda avalia a adesão.