Já estão abertas as inscrições para o concurso da Aeronáutica para 2021. A Força Aérea Brasileira divulgou em fevereiro as normas de realização da seleção que vai preencher 242 vagas no Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos para ingresso no primeiro semestre do ano de 2022 (concurso CFS Aeronáutica 1/2022).
O concurso é para as especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e também para Controle de Tráfego Aéreo para a primeira turma do ano que vem (2022). Das vagas abertas, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.
Para participar do concurso, o candidato deve ser brasileiro, possuir formação de nível médio ou técnico, não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2022. Se menor de 18 anos de idade, o candidato pode participar da seleção, desde que esteja autorizado por seu responsável legal para realizar as provas, tanto escritas como fases subsequentes.
Os candidatos do sexo masculino podem tentar vagas para Aeronavegantes nas áreas de:
- Mecânica de Aeronaves (70)
- Material Bélico (15)
O Aeronavegante é todo militar ou civil que exerce função específica a bordo de aeronaves.
Já para Não-Aeronavegantes, também para o sexo masculino, há vagas na função de Guarda e Segurança (30).
Já para candidatos de ambos os sexos são oferecidas 115 vagas na especialidade de Controle de Tráfego Aéreo e 12 vagas para Não-Aeronavegantes na área de Equipamento de Voo.
Prepare-se: Apostila de estudo para concurso de Sargento da Aeronáutica
Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e terá remuneração fixada como Aluno da Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após a conclusão do curso, o candidato será declarado Terceiro Sargento, com remuneração fixada em R$ 3.825,00, conforme a nova tabela de remuneração dos militares para 2021. Veja o edital completo no novo concurso da Aeronáutica.
Inscrição no concurso da Aeronáutica
Os candidatos deverão se inscrever até as 15h do dia 17 de março de 2021, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://ingresso.eear.aer.mil.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.
Quem já for militar da ativa deverá informar por escrito, via Ofício ao seu Comandante, Diretor ou Chefe que participará do processo seletivo
Provas para graduação de Sargento
A seleção dos candidatos inscritos terá as seguintes fases:
- Provas escritas com questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física;
- Inspeção de saúde;
- Exame de aptidão psicológica;
- Teste de avaliação do condicionamento físico;
- Procedimento de heteroidentificação complementar;
- Validação documental.
A prova escrita será realizada a partir das 9h40min do dia 30 de maio, nas cidades de Belém (PA), Alcântara/São Luís (MA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), sendo os locais informados até o dia 20 de maio. Os candidatos devem chegar até as 9h no local de prova, que será ainda informado, quando os portões serão fechados.
Prepare-se: Apostila de estudo para concurso de Sargento da Aeronáutica
Os gabaritos preliminares serão liberados no dia 01 de junho e os gabaritos oficiais sairão em 29 de junho, pelo site da Aeronáutica.
Da prova de capacitação física
A Prova de Capacitação Física será constituída dos seguintes exercícios:
- Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 26 repetições para homens e 16 repetições para mulheres;
- Flexão do tronco sobre as coxas: 42 repetições para homens e 34 repetições para mulheres;
- Salto horizontal: 1,8 m para homens e 1,4 m para mulheres;
- Teste de Corrida de 12 minutos, sendo 2.250 metros para homens e 1.850 metros para mulheres.
Do Curso de Formação
O curso de formação de sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.
O prazo de validade do certame expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da concentração final.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.