A Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA deu um novo passo para promover seu aguardado concurso público que estava previsto para sair antes da explosão da pandemia no país. Autorizado desde 2019, o Instituto AOCP foi contratado ainda no ano passado para organizar a nova seleção mas não divulgou o edital até então.
O concurso da EMBASA foi anunciado no dia 23 de abril de 2019 para provimento de 854 vagas. A autorização foi concedida pelo Presidente do Conselho de Administração, Cícero de Carvalho Monteiro, e publicada na edição do Diário Oficial do Estado.
Uma nova resolução divulgada no fim de julho deste ano aumentou o número de vagas previstas para o próximo concurso. Agora, 930 oportunidades deverão ser abertas no próximo edital, ainda sem data para sair. Veja a publicação feita no Diário Oficial do estado:
Os cargos que serão oferecidos no novo concurso ainda não foram definidos, mas deverão contemplar carreiras de níveis médio, técnico e superior de escolaridade.
A EMBASA é uma sociedade de economia mista, tendo como acionista majoritário o Governo da Bahia. É responsável pela prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, compreendendo a captação, tratamento e distribuição de água, bem como a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos. Foi criada em 11 de maio de 1971 pela Lei Estadual 2.929 e incorporou, em 1975, como subsidiárias, as extintas Comae e Coseb.
Novo concurso é previsto desde 2018
A resolução, anunciada pelo Conselho de Administração no Diário do Estado de 23 de abril de 2019 informou que o concurso teve trâmites internos iniciados em reunião ordinária realizada ainda em 27 de novembro de 2018.
Já no Diário Oficial de 23 de abril de 2019 saiu então a autorização do novo concurso da EMBASA. Desde lá, apenas a banca foi contratada e o edital segue sendo aguardado.
De olho na última edição
O último concurso público da Embasa foi realizado em 2017 e dá pistas do que esperar da nova seleção. Com salários na faixa de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31, as vagas contemplaram 11 funções de níveis médio, técnico e superior, distribuídas na capital baiana, região metropolitana e interior.
O último concurso foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e teve vagas para lotação em mais de 60 municípios. A seleção reuniu 128 mil inscritos .
No edital de 2017, o quadro de vagas para nível médio trouxe 492 cargos para Assistente de Saneamento nas funções de Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório e Operador de Processos de Água e de Esgoto. Já com exigência ainda de nível técnico, foram outras 55 vagas para cargos de Assistente de Saneamento nas áreas de Técnico Operacional (Edificações) e Técnico em Eletromecatrônica.
Para o cargo de Analista de Saneamento, 53 vagas foram abertas de nível superior para funções de Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento), Contador/Analista de Gestão (Ciências Contábeis), Engenheiro (Engenharia Civil/Produção Civil), Engenheiro (Engenharia Sanitária/ Sanitária Ambiental) e Engenheiro Elétrico.
O concurso teve etapas de:
- Prova Objetiva para todos os cargos;
- Prova Discursiva para todos os cargos, exceto para Agente Operacional e Operador de Processos de Água e de Esgoto
- Prova de Títulos, apenas para cargos de Analista de Saneamento (todas as áreas)
- Prova de Aptidão Física apenas para cargos de Agente Operacional e Operador de Processos de Água e de Esgoto
A prova objetiva do último concurso teve 70 questões, 30 delas de conhecimentos gerais com peso 1 e 40 de conhecimentos específicos com peso 1,5 - veja mais no último edital EMBASA.
Fique de olho aqui no Ache concursos, em breve sairão novidades sobre este concurso na Bahia.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.