O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que envolve estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, lançou em outubro o edital de abertura do concurso público que tem 19 vagas imediatas e cadastro de reserva para ingresso na carreira de Juiz Federal Substituto.
O próprio órgão coordena o concurso e o documento de abertura reserva uma vaga para pessoa com deficiência, quatro vagas aos candidatos que se autodeclararem negros e uma aos candidatos que se autodeclararem indígenas. As provas estão previstas para dia 19 de janeiro e os locais já podem ser consultados - veja locais.
A carreira exige nível superior completo de Bacharel em Direito, três anos de atividade jurídica exercida após a colação do grau e ainda a habilitação que comprove a aprovação no exame nacional da magistratura (ENAM) no momento da inscrição preliminar. O subsídio inicial será de R$ 35.845,21.
Os novos Juízes Federais Substitutos serão designados para exercerem suas funções, em substituição ou auxílio, em qualquer uma das Varas Federais e Juizados Especiais Federais nas Seções Judiciárias dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Inscrição concurso TRF 3 Juiz
As inscrições no concurso devem ser realizadas entre os dias 31 de outubro de 2024 e 29 de novembro de 2024, pela internet, por meio do endereço eletrônico do TRF - https://www.trf3.jus.br/concurso-publico.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 330,00.
Provas TRF-3
Os inscritos vão passar por diversas etapas de avaliação, sendo:
Prepare-se: Apostila TRF-3 2023 - Analista Judiciário - Judiciária e Analista Judiciário - Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal
- Prova objetiva Seletiva, de caráter apenas eliminatório;
- Provas escritas, compostas de uma prova discursiva geral, uma prova prática de sentença civil e uma prova prática de sentença criminal, todas de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
- Exames de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
No concurso TRF 3 Juiz, a realização da prova objetiva dependia do número de inscrições preliminares deferidas. Se houvessem até 500 inscrições preliminares, a prova objetiva seria dispensada. Como o número foi maior a prova objetiva seletiva, que terá caráter tanto eliminatório quanto classificatório, ocorrerá agora no dia 19
A prova objetiva será aplicada no município de São Paulo-SP e no município de Campo Grande-MS no dia 19 de janeiro de 2025, enquanto as provas escritas e as provas orais serão realizadas, exclusivamente, no município de São Paulo-SP.
A prova objetiva (havendo), terão como objeto as seguintes matérias:
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Previdenciário;
- Direito Financeiro e Tributário;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional Público e Privado;
- Direito Empresarial;
- Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor;
- Noções Gerais de Direito e Formação Humanística;
- Direitos Humanos e Direito da Antidiscriminação.
Já a segunda etapa composta por provas escritas, incluindo uma prova discursiva geral, uma prova prática de sentença civil e uma prova prática de sentença criminal serão aplicadas nos dias 21, 22 e 23 de março de 2025, com duração de 4 horas cada.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.