Com edital divulgado no dia 1 de setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME), prorrogou as inscrições do concurso público para admissão de 50 servidores na área administrativa para lotação na cidade de Brasília, no Distrito Federal.
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.
Agora, interessados podem se inscrever até o dia 04 de outubro - veja a retificação.
O Edital de nº 01/2023 publicado em edição extra do Diário Oficial da União abriu 30 vagas no cargo de Administrador, sendo 22 vagas para ampla concorrência, duas reservadas para candidatos com deficiência e outras seis vagas reservadas para os candidatos negros. O concurso público será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
São requisitos para concorrer:
- Ter Curso de graduação de nível superior em administração;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.
A remuneração para o cargo é de R$ 5.488,70, contando os 80 pontos de gratificação de desempenho do plano geral de cargos do poder executivo (CDPGPE), para cumprir jornadas de 40 horas semanais. A gratificação pode ir até 100 pontos, aumentando a remuneração.
Inscrição Ministério de Minas e Energia
As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora - http://www.cebraspe.org.br/concursos/mme_23, até as 18h do dia 04 de outubro de 2023. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 76,00.
Haverá isenção do valor da taxa de inscrição somente para os candidatos incluídos no Cadastro Único, o CadÚnico e um programa do Governo Federal que cadastra famílias de baixa renda, que tenham renda mensal de até meio salário por pessoa, ou renda familiar de até 3 salários-mínimos ou para os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O pedido deve ser feito pelo site da organizadora.
Provas MME
O concurso constará de prova objetiva com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
As provas terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023, no turno da tarde no Distrito Federal, em locais e horários a serem informados por meio de edital disponibilizado no endereço eletrônico do concurso no dia 10 de novembro.
Veja a composição das provas objetivas
Conhecimentos geral
- Língua portuguesa;
- Raciocínio lógico quantitativo;
- Legislação e ética na administração pública.
Conhecimentos específicos
- Noções de direito administrativo;
- Administração geral;
- Administração de recursos materiais;
- Administração pública.
Os gabaritos oficiais preliminares das questões objetivas serão divulgados no endereço eletrônico do concurso a partir das 19h do dia 21 de novembro e os resultados sairão no dia 11 de dezembro de 2023.
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência do MME e do Cebraspe. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital,
O concurso possui validade de dois anos, a contar da data de divulgação da homologação final, podendo vir a ser prorrogado por igual período, caso necessário.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.