O IBGE vem encontrando dificuldades em complementar seu quadro de pessoal para realizar o Censo em 2022. Agora, mais um edital complementar foi divulgado para contratar novos Recenseadores. Como muitos estão desistindo de atuar, novas seleções estão sendo promovidas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quarta-feira de 14 de setembro um novo edital com mais 8.231 vagas, 7.795 delas para Recenseadores e 436 para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor.
A abertura deste novo processo seletivo para o preenchimento das vagas relacionadas é uma continuidade dos processos seletivos simplificados do IBGE regidos pelos editais n.º 09/2021 e n.º 10/2021.
Vagas no IBGE edital 19/2022
Recenseador - 7.795 vagas - Exige ensino fundamental completo. A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
Como a remuneração é por produção, o Recenseador pode atuar em jornada de até 50h semanais, aumentando assim seus rendimentos.
A previsão de duração dos contratos é de até três meses, mas pode ser prorrogada, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
As outras 436 são para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. As funções exigem ensino médio completo. O salário será de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor (ACS) e de R$ 2.100,00 para o Agente Censitário Municipal (ACM).
A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.
Os contratados farão jus ainda a benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar e férias e 13º salário proporcionais.
Inscrições IBGE
As inscrições abrem hoje, dia 14 de setembro e seguem apenas até o dia 16 de setembro de 2022, conforme dias divulgados pelo site do IBGE em um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no edital completo a ser divulgado pelo IBGE. No ato da inscrição, o candidato deve entregar o formulário de inscrição, disponível no edital, preenchido e assinado.
O candidato deverá levar RG, CPF, CNH e endereço completo. Além disso, deve apresentar sua titulação acadêmica. Não será cobrada taxa de inscrição.
Provas
A seleção dos candidatos inscritos no processo seletivo deverá ser constituída apenas por Análise de Títulos, de caráter classificatório. A análise valerá até 10 pontos e será realizada de acordo com a pontuação pré-estabelecida no edital, em função dos títulos informados pelos candidatos no ato da inscrição. Veja como será a pontuação:
- Ensino fundamental (antigo 1º grau) completo: 1 ponto;
- Ensino médio (antigo 2º grau) incompleto: 3 pontos;
- Ensino médio: diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso: 5 pontos;
- Curso de graduação incompleto: declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra: 7 pontos;
- Curso de graduação completo: diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau): 10 pontos.
Veja as cidades com vagas abertas no edital de abertura, pelo site www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.