Por meio de dois novos editais divulgados no Diário Oficial da União do dia 06 de maio, a Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), na qualidade de Órgão Supervisor faz saber aos interessados que realizará concurso público para preencher 137 vagas no Corpo de Saúde da Marinha, sendo 11 vagas para o Quadro de Apoio à Saúde (CPCSM-S) e 126 vagas para o Quadro de Médicos (CP-CSM-Md).
Um dos editais, para Quadro de Apoio à Saúde (CPCSM-S) tem 11 vagas para áreas de Enfermagem (4 vagas), Farmácia (3), Fonoaudiologia (2) e Nutrição (2). As carreiras exigem nível superior na respectiva área da função.
Já o segundo edital apresentava inicialmente 100 vagas para Médicos (veja no quadro anexo). No entanto, uma retificação publicada no dia 5 de setembro acrescentou 26 vagas no quadro que conta agora com 126 chances de ingresso para especialidades de Alergologia e Imunologia (1), Anestesiologia (2), Cancerologia/Clínica (1), Cardiologia (12), Cirurgia Cardíaca (1), Cirurgia Geral (6), Cirurgia Plástica (3), Clínica Médica (12), Cirurgia Torácica (2), Cirurgia Vascular (1), Endocrinologia (2), Fisiatria (2), Gastroenterologia (1), Geriatria (2), Hematologia (2), Ginecologia e Obstetrícia (5), Infectologia (1), Medicina Intensiva (3), Medicina Nuclear (1), Nefrologia (2), Neurocirurgia (1), Neurologia (3), Oftalmologia (2), Ortopedia e Traumatologia (12), Otorrinolaringologia (6), Patologia (2), Pediatria (9), Pneumologia (3), Psiquiatria (7), Radiologia (7), Radioterapia (1), Reumatologia (2) e Urologia (2). As vagas são o âmbito regional da Corporação e na jurisdição do Comando dos Distritos Navais de Salvador/BA, de Rio Grande/RS e de Ladário/MS. Do total de vagas abertas, 14 delas serão destinadas para os candidatos negros.
Os candidatos aprovados e convocados realizarão curso de 9 meses, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas, Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro e ingressam já no posto de Guarda-Marinha (GM), tendo vencimentos de R$ 6.268,00, mais auxílio para aquisição de uniformes, assistência médica-hospitalar e alojamento e alimentação, entre outros benefícios.
Após a aprovação no Curso de Formação, os Guardas-Marinha serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente e terão vencimentos mensais de aproximadamente R$ 8.800,00, sendo indicados para o exercício de funções em Organizações Militares hospitalares ou que possuam facilidades de saúde.
Inscrições
As inscrições para os concursos devem ser realizadas via internet, nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, entre os dias 12 de maio e 13 de junho para Quadro de Apoio à Saúde; e no período de 23 de maio a 30 de junho de 2016 para o Quadro de Médicos.
Provas
O concurso terá provas escritas, prova de redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física e avaliação de títulos.
A prova escrita será realizada nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM e Cuiabá/MT em dia, local e horários a serem divulgados a partir do dia 07 de julho para o quadro de Apoio à Saúde e a partir de 1º de agosto para os Médicos.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.