A Marinha do Brasil publicou no Diário Oficial da União desta sexta, 19 de fevereiro, o edital de abertura para realização de concurso público para ingresso no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) para 2022.
O certame oferece 33 vagas e para participar é necessário ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2022. Além disso é exigido ter ensino médio ou curso equivalente, além de ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m para candidatos de ambos os sexos. Do total de vagas abertas, seis serão destinadas aos candidatos negros.
As 33 vagas estão distribuídas entre os seguintes instrumentos:
- Clarinete em Bb (4)
- Eufônio (1)
- Fagote (1)
- Percussão (Bateria completa) (5)
- Percussão (Teclados barrafônicos) (1)
- Tímpanos (1)
- Requinta em Eb (1)
- Saxofone Alto em Eb (2)
- Saxofone Tenor em Bb (1)
- Trompete em Bb (4)
- Trompa em F e Bb (3)
- Trombone de vara (5)
- Tuba Bb (3)
- Canto (Tenor) (1)
Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, o Praça Especial perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Após a formação no curso, o soldo será de R$ 3.825,00 com a nomeação como Terceiro-sargento.
Inscrições na Marinha vão de março a abril
As inscrições no concurso devem ser realizadas das 08h do dia 01 de março até as 23h59min do dia 13 de abril de 2021, pelo site da Marinha: www.mar.mil.br/cgcfn. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 74,00.
O concurso de admissão ao C-FSG-MU-CFN será realizado em sete etapas, a saber:
- Exame de Escolaridade;
- Prova Prática de Música;
- Verificação de Dados Biográficos;
- Inspeção de Saúde;
- Teste de Suficiência Física;
- Exame Psicológico;
- Verificação de Documentos.
O exame de escolaridade será realizado a partir das 10h do dia 19 de junho, nos locais e horários divulgados pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn.
Das provas
O Exame de Escolaridade será constituído de duas provas, sendo elas: Prova Específica de Música e Prova de Expressão Escrita, com duração de três horas, abrangendo assuntos equivalentes até o nível do terceiro ano do Ensino Médio, inclusive. Cada prova valerá 100 pontos.
A Prova Específica de Música conterá 25 questões do tipo múltipla escolha, abordando os seguintes assuntos: acordes; escala cromática; escala geral; enarmonia; história da música; intervalos; modos de escala (maior e menor); modulação; série harmônica; tons vizinhos e afastados; transposição e ornamentos; vozes; transposição dos modos litúrgicos; andamento; e história e compositores dos hinos pátrios brasileiros.
A Prova de Expressão Escrita será uma redação dissertativa, redigida a caneta com letra cursiva, cujo tema versará sobre assunto de importância nacional ou fato atual, na qual serão avaliados, principalmente, coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto, constando de no mínimo vinte e no máximo trinta linhas.
Já o Teste de Suficiência Física será constituído das seguintes provas:
- Natação: nadar 50m, em até 2 minutos, para os candidatos do sexo masculino e em até 2minutos e 30 segundos, para os candidatos do sexo feminino, sem parar, sem apoiar nas bordas, raias ou no fundo da piscina, ou utilizar qualquer recurso de ajuda. Deverá ser utilizado o nado livre (sendo caracterizado um dos quatro estilos: Crawl, Costa, Peito ou Borboleta), não será permitida a prática denominada "cachorrinho";
- Corrida: correr 3.200m, em até 19 minutos e 30 segundos, para os candidatos do sexo masculino e em até 21 minutos e 30 segundos, para as candidatas do sexo feminino;
- Flexão na barra (apenas para os candidatos do sexo masculino) - três repetições, que poderão ser realizadas com as palmas das mãos voltadas para frente (pronação) ou para trás (supinação) e serão contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra;
- Flexão no solo (apenas para as candidatas do sexo feminino) - dez repetições, que poderão ser realizadas com os joelhos apoiados no solo
- Abdominal: 38 repetições em um minuto, para os candidatos do sexo masculino e 20 repetições em um minuto, para as candidatas do sexo feminino, realizadas no solo em decúbito dorsal, com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e otoque dos antebraços nas coxas.
O Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).
O concurso será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais de 2021.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.