O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas) realiza a partir de hoje, dia 29 de maio um novo concurso público (edital 110/2024) buscando preencher sete vagas na função de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro de pessoal permanente do instituto nos campi de Carmo de Minas, Machado e Muzambinho.

29/05/2024
23/06/2024
04/08/2024
R$ 10.481,64
7
Anexos

As inscrições na nova seleção deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br/concurso, das 13h do dia 29 de maio até as 23h59min do dia 23 de junho de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Vagas abertas

Os docentes poderão concorrer aos cargos nas áreas de:

  • Direito (1);
  • Letras/Libras (1);
  • Artes (2);
  • Pedagogia (2);
  • Letras (1).

Os salários variam entre R$ 4.875,18 e R$ 10.481,54, mais benefícios de auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00 e outros, de acordo com a legislação e solicitação do ocupante.

Provas

A seleção contemplará as seguintes etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valendo até 100 pontos;
  • Prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, valendo até 300 pontos;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório, valendo até 100 pontos.

A prova escrita será aplicada no dia 04 de agosto de 2024, na cidade de Pouso Alegre-MG, no Campus do IFSULDEMINAS, localizado na Av. Maria da Conceição Santos, 900. Parque Real.

Conteúdo para a Prova Objetiva

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SERVIÇO PÚBLICO (comum a todas as vagas na Prova Objetiva)

  • 1. Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais)
  • 2. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal)
  • 3. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações (Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa)
  • 4. Lei nº 12.772/2012 e suas alterações (Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal)
  • 5. Lei nº 11.892/2008 e suas alterações (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • 6. Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
  • 7. Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal)
  • 8. Resolução IFSULDEMINAS CONSUP nº 211/2022 (Dispõe sobre a aprovação da Normativa de Regulamentação das Atividades dos Docentes do IFSULDEMINAS)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

VAGA: CDM-01 - DIREITO

  • 1. Direito Natural, Positivo, Fontes do Direito
  • 2. Direito Constitucional
  • 3. Direito Administrativo
  • 4. Direito Econômico
  • 5. Direito Empresarial
  • 6. Direito Societário
    7. Direito do Trabalho
  • 8. Direito Tributário
  • 9. Direito Ambiental

VAGA: CDM-02 - LETRAS/LIBRAS

  • 1. Concordância e regência na produção textual e construção do sentido do texto em Língua Portuguesa
  • 2. Texto literário e não literário na formação do leitor crítico
  • 3. Fatores de textualidade em Língua Portuguesa
  • 4. Literatura afro-brasileira e indígena
  • 5. Adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. Uso da norma padrão evariação linguística
  • 6. Contextos histórico-sociais e identidade nacional na Literatura Brasileira
  • 7. Intertextualidade e polifonia no ensino de literatura e produção de textos
  • 8. Cultura e Identidade Surda: a Libras como instrumento de inclusão
  • 9. O ensino da Libras como L2 para ouvintes: recursos didáticos e metodológicos
  • 10. Ensino-aprendizagem da língua portuguesa como L2 para surdos

VAGA: MCH-01 - ARTES

  • 1. História da Arte
  • 2. História e metodologias do ensino de artes no Brasil
  • 3. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade
  • 4. A música enquanto campo de conhecimento e sua inserção no contexto escolar; a música e a comunicação contemporânea. Música: Altura, Duração, Timbre, Intensidade, Densidade
  • 5. Processos de criação Artística: Desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra
  • 6. O teatro brasileiro contemporâneo: as criações compartilhadas
  • 7. A linguagem teatral: Personagem (expressões corporais, vocais, gestuais e faciais), Ação, Espaço
  • 8. Teatro: Dança: Movimento Corporal, Tempo, Espaço
  • 9. Diversidade cultural e práticas infantis
  • 10. Arte afro-brasileira

VAGA: MUZ-01 - ARTES

  • 1. História da Arte
  • 2. História e metodologias do ensino de artes no Brasil
  • 3. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade
  • 4. A música enquanto campo de conhecimento e sua inserção no contexto escolar; a música e a comunicação contemporânea. Música: Altura, Duração, Timbre, Intensidade, Densidade
  • 5. Processos de criação Artística: Desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra
  • 6. O teatro brasileiro contemporâneo: as criações compartilhadas
  • 7. A linguagem teatral: Personagem (expressões corporais, vocais, gestuais e faciais), Ação, Espaço
  • 8. Teatro: Dança: Movimento Corporal, Tempo, Espaço
  • 9. Diversidade cultural e práticas infantis
  • 10. Arte afro-brasileira

VAGA: MUZ-02 - PEDAGOGIA

  • 1. Planejamento de Ensino: concepções, importância, viabilidade e tipologia
  • 2. Avaliação da Aprendizagem: concepções, práticas e perspectivas no ensino
  • 3. Psicologia da educação: contribuições das teorias psicológicas para o processo de ensinoaprendizagem
  • 4. Educação inclusiva, educação especial e transtornos de aprendizagem
  • 5. Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação
  • 6. Educação e Diversidade: diferenças sociais, culturais e individuais existentes nos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no âmbito educacional
  • 7. Abordagem crítico-reflexiva das Políticas Públicas na Educação
  • 8. Currículo e práticas pedagógicas no contexto da escola pública: limites e perspectivas
  • 9. Formação de professores: a relação entre o ensino e pesquisa no contexto educacional
  • 10. Didática e interdisciplinaridade: bases teóricas e novos cenários pedagógicos de formação

VAGA: MUZ-03 - PEDAGOGIA/LIBRAS

  • 1. História da Educação
  • 2. História da Educação de Surdos
  • 3. Psicologia da Educação
  • 4. Legislação e Políticas Públicas
  • 5. Educação Inclusiva
  • 6. Educação Bilíngue
  • 7. Didática e Planejamento no Ensino de segunda língua para Surdos
  • 8. Língua brasileira de sinais: Fundamentos e Estrutura Linguística
  • 9. Língua brasileira de sinais: Cultura e Identidades Surdas

VAGA: MUZ-04 - LETRAS

  • 1. Concepções de língua e de linguagem
  • 2. Variação linguística e norma padrão
  • 3. Fatores constituintes da textualidade
  • 4. Gêneros discursivos: explorando a diversidade da comunicação escrita e oral
  • 5. Polissemia e ambiguidade na produção textual
  • 6. O texto dissertativo-argumentativo: planejamento e estrutura
  • 7. Os verbos na construção do texto
  • 8. Pontuação e sintaxe na produção textual
  • 9. A formação do leitor crítico: as várias possibilidades de leitura de um texto
  • 10. Intertextualidade: a produção contemporânea e os cânones literários brasileiros

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.

Anexos