O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas) realiza a partir de hoje, dia 29 de maio um novo concurso público (edital 110/2024) buscando preencher sete vagas na função de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro de pessoal permanente do instituto nos campi de Carmo de Minas, Machado e Muzambinho.
As inscrições na nova seleção deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br/concurso, das 13h do dia 29 de maio até as 23h59min do dia 23 de junho de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.
Vagas abertas
Os docentes poderão concorrer aos cargos nas áreas de:
- Direito (1);
- Letras/Libras (1);
- Artes (2);
- Pedagogia (2);
- Letras (1).
Os salários variam entre R$ 4.875,18 e R$ 10.481,54, mais benefícios de auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00 e outros, de acordo com a legislação e solicitação do ocupante.
Provas
A seleção contemplará as seguintes etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valendo até 100 pontos;
- Prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, valendo até 300 pontos;
- Prova de títulos, de caráter classificatório, valendo até 100 pontos.
A prova escrita será aplicada no dia 04 de agosto de 2024, na cidade de Pouso Alegre-MG, no Campus do IFSULDEMINAS, localizado na Av. Maria da Conceição Santos, 900. Parque Real.
Conteúdo para a Prova Objetiva
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SERVIÇO PÚBLICO (comum a todas as vagas na Prova Objetiva)
- 1. Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais)
- 2. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal)
- 3. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações (Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa)
- 4. Lei nº 12.772/2012 e suas alterações (Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal)
- 5. Lei nº 11.892/2008 e suas alterações (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia)
- 6. Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
- 7. Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal)
- 8. Resolução IFSULDEMINAS CONSUP nº 211/2022 (Dispõe sobre a aprovação da Normativa de Regulamentação das Atividades dos Docentes do IFSULDEMINAS)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
VAGA: CDM-01 - DIREITO
- 1. Direito Natural, Positivo, Fontes do Direito
- 2. Direito Constitucional
- 3. Direito Administrativo
- 4. Direito Econômico
- 5. Direito Empresarial
- 6. Direito Societário
7. Direito do Trabalho - 8. Direito Tributário
- 9. Direito Ambiental
VAGA: CDM-02 - LETRAS/LIBRAS
- 1. Concordância e regência na produção textual e construção do sentido do texto em Língua Portuguesa
- 2. Texto literário e não literário na formação do leitor crítico
- 3. Fatores de textualidade em Língua Portuguesa
- 4. Literatura afro-brasileira e indígena
- 5. Adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. Uso da norma padrão evariação linguística
- 6. Contextos histórico-sociais e identidade nacional na Literatura Brasileira
- 7. Intertextualidade e polifonia no ensino de literatura e produção de textos
- 8. Cultura e Identidade Surda: a Libras como instrumento de inclusão
- 9. O ensino da Libras como L2 para ouvintes: recursos didáticos e metodológicos
- 10. Ensino-aprendizagem da língua portuguesa como L2 para surdos
VAGA: MCH-01 - ARTES
- 1. História da Arte
- 2. História e metodologias do ensino de artes no Brasil
- 3. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade
- 4. A música enquanto campo de conhecimento e sua inserção no contexto escolar; a música e a comunicação contemporânea. Música: Altura, Duração, Timbre, Intensidade, Densidade
- 5. Processos de criação Artística: Desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra
- 6. O teatro brasileiro contemporâneo: as criações compartilhadas
- 7. A linguagem teatral: Personagem (expressões corporais, vocais, gestuais e faciais), Ação, Espaço
- 8. Teatro: Dança: Movimento Corporal, Tempo, Espaço
- 9. Diversidade cultural e práticas infantis
- 10. Arte afro-brasileira
VAGA: MUZ-01 - ARTES
- 1. História da Arte
- 2. História e metodologias do ensino de artes no Brasil
- 3. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade
- 4. A música enquanto campo de conhecimento e sua inserção no contexto escolar; a música e a comunicação contemporânea. Música: Altura, Duração, Timbre, Intensidade, Densidade
- 5. Processos de criação Artística: Desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra
- 6. O teatro brasileiro contemporâneo: as criações compartilhadas
- 7. A linguagem teatral: Personagem (expressões corporais, vocais, gestuais e faciais), Ação, Espaço
- 8. Teatro: Dança: Movimento Corporal, Tempo, Espaço
- 9. Diversidade cultural e práticas infantis
- 10. Arte afro-brasileira
VAGA: MUZ-02 - PEDAGOGIA
- 1. Planejamento de Ensino: concepções, importância, viabilidade e tipologia
- 2. Avaliação da Aprendizagem: concepções, práticas e perspectivas no ensino
- 3. Psicologia da educação: contribuições das teorias psicológicas para o processo de ensinoaprendizagem
- 4. Educação inclusiva, educação especial e transtornos de aprendizagem
- 5. Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação
- 6. Educação e Diversidade: diferenças sociais, culturais e individuais existentes nos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no âmbito educacional
- 7. Abordagem crítico-reflexiva das Políticas Públicas na Educação
- 8. Currículo e práticas pedagógicas no contexto da escola pública: limites e perspectivas
- 9. Formação de professores: a relação entre o ensino e pesquisa no contexto educacional
- 10. Didática e interdisciplinaridade: bases teóricas e novos cenários pedagógicos de formação
VAGA: MUZ-03 - PEDAGOGIA/LIBRAS
- 1. História da Educação
- 2. História da Educação de Surdos
- 3. Psicologia da Educação
- 4. Legislação e Políticas Públicas
- 5. Educação Inclusiva
- 6. Educação Bilíngue
- 7. Didática e Planejamento no Ensino de segunda língua para Surdos
- 8. Língua brasileira de sinais: Fundamentos e Estrutura Linguística
- 9. Língua brasileira de sinais: Cultura e Identidades Surdas
VAGA: MUZ-04 - LETRAS
- 1. Concepções de língua e de linguagem
- 2. Variação linguística e norma padrão
- 3. Fatores constituintes da textualidade
- 4. Gêneros discursivos: explorando a diversidade da comunicação escrita e oral
- 5. Polissemia e ambiguidade na produção textual
- 6. O texto dissertativo-argumentativo: planejamento e estrutura
- 7. Os verbos na construção do texto
- 8. Pontuação e sintaxe na produção textual
- 9. A formação do leitor crítico: as várias possibilidades de leitura de um texto
- 10. Intertextualidade: a produção contemporânea e os cânones literários brasileiros
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.