Com edital publicado nesta quinta (27), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais promove um novo concurso público para provimento de 60 vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Promotor de Justiça Substituto (concurso MPMG). A seleção será executada pela Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
Os interessados no cargo devem ter bacharelado em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica comprovada, além dos demais requisitos do edital. O salário inicial da função é de R$ 30.404,42.
Das 60 vagas previstas no edital, 42 são destinadas à ampla concorrência, seis ficam para os candidatos com deficiência e 12 para os negros.
Inscrições vão de maio a junho
O período de inscrições vai de 28 de maio até as 23h59min do dia 26 de junho de 2021, apenas pela internet, por meio do site da FUNDEP - www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa de inscrição tem valor fixado em R$ 304,00.
O concurso será constituído de cinco etapas de avaliação, sendo elas:
- Prova Preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas Especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
- Provas Orais, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
A prova preambular será realizada na cidade de Belo Horizonte-MG das 9h às 13h do dia 1º de agosto de 2021 nos locais divulgados no portal do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br) e no site da Fundep - www.gestaodeconcursos.com.br. Já as provas escritas especializadas estão previstas para 9 e 10 de outubro de 2021, das 8h às 11h e das 14h às 17h, em locais a serem divulgados.
A prova preambular, será composta por questões objetivas de múltipla escolha ou do tipo certo ou errado e terá 80 questões relativas aos quatro grupos temáticos abaixo, sendo 20 questões para cada grupo; cada questão vale 0,5 ponto. Veja os conteúdos de cada grupo:
Grupo Temático I
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Eleitoral
- Direito Tributário
- Direito Financeiro
- Teoria Geral do Ministério Público
Grupo Temático II
- Direito Penal e Criminologia
- Direito Processual Penal
Grupo Temático III
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
Grupo Temático IV
- Direito Material Coletivo
- Direito Processual Coletivo
A partir do dia 3 de agosto será divulgado nos portais do Ministério Público de Minas Gerais e da Fundep o caderno de questões e os gabaritos da prova Preambular.
O prazo de validade deste concurso é de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final do concurso.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.