A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM-MG) divulgou por meio do Diretor de Recursos Humanos do Centro de recrutamento e seleção (CRS) que estarão abertas a partir do dia 12 de julho as inscrições para participar do novo concurso público destinado a selecionar candidatos para ingresso no curso de formação de Oficiais (CFO).
A seleção soma 120 vagas no cargo de Cadete da PM do Estado, sendo 108 delas para candidatos do sexo masculino e 12 vagas para candidatas do sexo feminino. São requisitos para ingresso no CFO da PMMG:
- Ser brasileiro nato;
- Possuir título de bacharel em Direito;
- Ter entre 18 e 30 anos de idade;
- Altura mínima de 1,60m;
- Sanidade física e mental;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
- Ter aptidão física;
- Ser aprovado em avaliação psicológica;
- Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
Os alunos do Curso terá remuneração inicial de R$ 6.519,44, além de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
Inscrição no concurso da PMMG para Oficiais
As inscrições estarão abertas entre os dias 12 de julho e 12 de agosto de 2021, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.policiamilitar.mg.gov.br/crs. A taxa de inscrição custa R$ 200,57.
Os inscritos no concurso passarão por várias etapas de avaliação, sendo elas:
- Prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que terá valor total de 100 pontos e terá 40 questões de múltipla escolha no valor de 2,5 pontos cada questão, podendo haver a interdisciplinaridade entre o programa de matérias;
- Prova dissertativa de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliações Psicológicas;
- Avaliação Física Militar (AFM);
- Prova Oral, de caráter eliminatório;
- Prova de Títulos, de caráter classificatório.
Veja as questões da prova objetiva:
- 05 de Direito Administrativo;
- 05 de Direito Constitucional;
- 04 de Direito Penal;
- 04 de Direito Penal Militar;
- 04 de Direito Processual Penal;
- 04 de Direito Processual Penal Militar;
- 02 de Direitos Humanos;
- 06 de Legislação Extravagante;
- 02 de Legislação Institucional;
- 04 de Língua Portuguesa.
A prova objetiva será realizada a partir das 08h30min do dia 12 de setembro de 2021 nos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas, sendo os locais divulgados ate o dia 03 de setembro.
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 13 de setembro, por meio do endereço eletrônico www.policiamilitar.mg.gov.br/crs.
Da prova dissertativa
A prova dissertativa consiste na elaboração de redação com tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 120 palavras, tendo valor de 100 pontos, distribuídos da seguinte forma:
- Ortografia: 20 pontos;
- Morfossintaxe: 20 pontos;
- Pontuação: 20 pontos;
- Conteúdo: 40 pontos.
Da avaliação psicológica
As avaliações psicológicas compreenderão, no mínimo, teste de personalidade; teste de inteligência e dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, quando houver.
Da avaliação física militar
A avaliação é composta de avaliação médica (AM) /Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF). O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade (12 pontos) para aprovação nos seguintes exercícios:
- Força Muscular de Abdômen (Abdominal Remador);
- Força muscular dos membros superiores;
- Masculino: Barra Fixa - Flexão Dinâmica;
- Feminino: Barra Fixa - Flexão Estática;
- Resistência Aeróbica - Corrida de 2.400 metros.
Da prova oral
Já a prova oral, valerá 100, será realizada em Belo Horizonte, e abrangerá as seguintes áreas temáticas:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal Comum e Militar;
- Direito Processual Penal Comum e Militar.
Sobre a avaliação dos títulos
A prova de títulos terá o valor de 10 pontos, assim divididos:
- Graduação em curso superior, oficialmente reconhecido Sistema Federal ou Estadual de Ensino, excetuando o Bacharelado em Direito, que constitui requisito de ingresso na carreira: 1 ponto;
- Especialização (latu sensu): 2 pontos;
- Mestrado: 3 pontos;
- Doutorado: 4 pontos.
O candidato que não atingir o índice mínimo de doze pontos em qualquer uma das provas do TCF será considerado reprovado e automaticamente eliminado do concurso.
O curso terá previsão de duração de dois anos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa.
O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data da homologação do resultado final do concurso.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.