Vem aí um novo concurso público para a Polícia Penal do Estado de Minas Gerais. No dia 13 de outubro, última terça-feira, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais abordou sobre o déficit de servidores na Segurança e confirmou a nova seleção.
Na ocasião, o secretário da pasta, General Mario Araujo, mencionou sobre os preparativos do novo concurso: "a única informação que posso dar é que haverá concurso. Qualquer coisa que eu adiantar será injusto com quem está esperando", disse Araujo.
Conforme o secretário, há um cronograma interno em andamento, mas preferiu não entrar em detalhes revelando as possíveis datas de edital e inscrições para não "criar expectativas". Afirmou também que a autorização é para preencher 2.420 vagas na carreira de Policial Penal.
O secretário de segurança informou ainda que o curso de formação dos novos policiais será realizado pelo próprio estado, pois no último certame os candidatos passaram pelo treinamento feito pela própria banca organizadora. A banca será contratada apenas para aplicar as provas e os testes de avaliação, porém sem realizar o curso de formação, o qual ficará sob a responsabilidade da nova Academia de Polícia Penal (APP).
Cargo de Policial Penal
A Emenda Constitucional 104, promulgada ano passado com validade em todos os entes federativos, transformou o cargo de Agente Penitenciário em Polícia Penal. O objetivo da emenda foi de equiparar os agentes penitenciários aos policiais.
Nesse caso, a Polícia Penal é o órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal.
Prepare-se:
Concurso da Polícia Penal/MG já foi autorizado
Em live realizada recentemente, o secretário garantiu que já foi concedido aval pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag) para a abertura do concurso. "Tivemos agora na Seplag (Secretaria de Planejamento) uma autorização e vamos iniciar o processo de elaboração deste concurso. Como é um processo longo, isso implica um ano. Foi criada uma comissão para elaboração deste concurso. A notícia é muito boa e já temos o ‘ok’ para a realização," disse. Foi dito também que todos trâmites até a publicação do edital do certame podem levar em torno de um ano.
Última seleção foi em 2018
A última seleção realizada então para o cargo de Agente Penitenciário ocorreu em 2018. Na época foram ofertadas 4 mil vagas de caráter temporáro em cadastro de reserva. As oportunidades foram em diversas cidades do estado de Minas Gerais.
-
O cargo exigiu ensino médio e ofereceu remuneração mensal de R$ 4.098,45 para carga horária semanal de 40 horas em regime de dedicação exclusiva. Confira como foi o Processo Seletivo realizado, abaixo:
4.000
17/10/2018
31/10/2018
R$ 4.098,45
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.