A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no estado de Minas Gerais acaba de divulgar pelo Diário Oficial da União, o edital 41/2023 que informa da abertura de um concurso público que vai preencher uma vaga e formar cadastro reserva em cargos de Professor Adjunto, na área de Educação Matemática.
Podem participar do certame candidatos que tenham graduação/licenciatura em matemática e doutorado em educação; educação matemática; educação em ciências e matemática; ensino de ciências e matemática; ensino de ciências e educação matemática; educação matemática e tecnológica ou ensino de matemática. O salário será de R$ 10.481,64, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Inscrição e Provas UFSJ
As inscrições devem ser realizadas do dia 25 de setembro ao dia 24 de outubro de 2023, exclusivamente por e-mail, através do endereço eletrônico [email protected]. O valor da taxa de participação é de R$ 240,00.
A seleção constará das seguintes provas:
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
As provas escritas serão realizadas exclusivamente na cidade de São João del-Rei-MG, no Campus Santo Antônio da UFSJ no dia 20 de novembro de 2023. A confirmação das datas, bem como os horários e locais da realização de todas as provas será publicada no endereço eletrônico da UFSJ com antecedência mínima de 20 dias corridos da realização das provas, juntamente com a homologação das inscrições.
A Prova Escrita, de caráter eliminatório, será realizada em língua portuguesa e terá uma duração máxima de 04h, considerando os seguintes conteúdos:
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de matemática na educação básica.
- Abordagens de ensino para aulas de matemática: resolução de problemas, investigações matemáticas e modelagem matemática.
- Diferentes concepções do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educaçãomatemática e suas implicações para a prática docente.
- Educação matemática na perspectiva inclusiva: relações entre teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem.
- Formação do professor que ensina matemática: políticas públicas, história e perspectivas atuais.
- Matemática acadêmica e matemática escolar: relações e possibilidades.
- Educação Matemática como campo de pesquisa e tendências temáticas.
- Pesquisas e práticas de ensino de matemática envolvendo História na educação matemática e Etnomatemática.
- O ensino de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior: perspectivas e desafios.
A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do órgão interessado no certame.
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