O concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (concurso TCE-RJ) foi retomado. Foi publicado na página oficial do certame, no site do Cebraspe, um edital informando a retomada do concurso com reabertura das inscrições, novo cronograma de aplicação das provas e retificação referente a comprovação da prática profissional. O edital, publicado no dia 16 de novembro, informa ainda os procedimentos para o candidato que não deseja mais participar do concurso realizar a solicitação de devolução da taxa. As inscrições terminam nesta terça, 1º de dezembro, às 18h.
No início de abril, o concurso TCE-RJ foi suspenso por tempo indeterminado por conta da pandemia causada pela Covid-19. O edital de abertura do concurso foi divulgado no dia 23 de janeiro no Diário Oficial do Estado e chegou a finalizar a etapa de inscrições, originalmente aberta entre os dias 7 e 26 de fevereiro. O concurso TCE RJ tem 40 vagas abertas para o cargo de Analista de Controle Externo em várias especialidades de atuação.
O concurso havia sido autorizado em março de 2019 e desde então vem sendo muito aguardado pelos concurseiros do estado. A remuneração inicial da carreira é atrativa e será de R$ 13.708,81 em todas as áreas de atuação por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Concurso TCE-RJ é para nível superior
As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes áreas de formação de nível superior:
- 9 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Ciências Contábeis
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em
Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), registro no órgão de classe, e dois anos de prática profissional. - 16 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Controle Externo
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior
ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e dois anos de prática profissional. - 8 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Direito
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior
ou habilitação legal equivalente em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil ou, no caso de o candidato exercer função incompatível com o exercício da advocacia, documento comprobatório da incompatibilidade para o exercício da profissão e, no mínimo, dois anos de prática profissional. - 7 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Tecnologia da Informação
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em
Ciência da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia da Computação ou de curso de nível superior correlato na área de Informática ou de Tecnologia da Informação, e
dois anos de prática profissional.
Inscrição TCE-RJ
Conforme o novo cronograma divulgado pelo Cebraspe, organizador do concurso, o período de inscrições vai agora até as 18h do dia 1º de dezembro de 2020, considerando o horário oficial de Brasília/DF, exclusivamente via internet, no site http://www.cebraspe.org.br/. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 124,00 podendo ser paga agora até o prazo máximo de 23 de dezembro.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção de taxa até as 18 horas do dia 01/12/2020 pelo endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/tce_rj_20.
O candidato que deseja solicitar a devolução da taxa de inscrição terá o prazo entre as 10 horas do dia 6 de janeiro e as 18 horas do dia 11 de janeiro de 2021. Para isso, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha de acesso, seu CPF, seus dados bancários e dados referentes à certificação. O prazo máximo para a devolução da taxa de inscrição será o dia 31 de março de 2021.
Provas do concurso TCE-RJ 2020
O concurso terá etapas de prova objetiva de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, além de prova discursiva e avaliação de títulos.
As provas objetivas terão duração de 5 horas e versarão sobre 200 questões do tipo Certo e Errado envolvendo conhecimentos básicos (100 questões) sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Administração Pública, Análise de Dados e Informações, Auditoria Governamental, Controle Externo, Direito Administrativo e Direito Constitucional. As disciplinas de conhecimentos específicos (mais 100 questões) para cada cargo podem ser consultadas no edital de abertura do concurso.
A prova valerá 200 pontos e será somado um ponto em caso de acerto e descontado um ponto em caso de erro em cada questão. Será reprovado nas provas e eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 20 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1; ou nota inferior a 30 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; ou ainda não alcançar 60 pontos no conjunto das provas.
Prova objetiva
A aplicação das provas objetivas está marcada para o dia 6 de fevereiro de 2021, no turno da tarde, com duração de 5 horas. Já a prova discursiva será aplicada na data provável de 7 de fevereiro de 2021, no turno da manhã e durará 4 horas.
Os gabaritos preliminares e o padrão preliminar de resposta da prova objetiva serão divulgados a partir das 19h do dia 09 de fevereiro de 2021, no site do Cebraspe e o resultado da etapa objetiva estaria previsto para ser divulgado em 5 de março de 2021, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site da organizadora do concurso.
Prova Discursiva
A prova discursiva será composta de três questões a serem respondidas em até 20 linhas cada, sendo uma sobre as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e/ou Controle Externo; e duas sobre as disciplinas relacionadas aos conhecimentos específicos que constam no edital. Haverá ainda uma peça de natureza técnica (redação) de um texto de até 50 linhas contendo instruções e análises técnicas sobre achados de auditoria e normas aplicáveis.
O prazo de validade do concurso será de 6 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Poderão ser convocados dentro do período de validade do concurso os candidatos que não forem eliminados da seleção para provimento de novas vagas que surgirem, observadas a dotação orçamentária, a reserva de vagas, a necessidade do serviço, bem como a conveniência e a oportunidade da Administração.
Para as convocações visando ao provimento de novas vagas, será observada, necessariamente, a seguinte ordem e quantitativos para cada especialidade do cargo de Analista de Controle Externo:
- quatro candidatos da especialidade Controle Externo;
- três candidatos da especialidade Ciências Contábeis;
- dois candidatos da especialidade Direito;
- um candidato da especialidade Tecnologia da Informação.
Atribuição do cargo
O Analista de Controle Externo atua na emissão de parecer das contas, atos e demais procedimentos sujeitos à apreciação, registro ou julgamento pelo TCE-RJ; executar inspeções e auditorias a cargo do TCE-RJ; executar todos os demais atos de fiscalização de competência do TCE-RJ, de forma a permitir ao Corpo Deliberativo a necessária apreciação ou julgamento.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.