O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) abriu as inscrições do novo processo seletivo simplificado que vai preencher 100 vagas em cargo de Mediador Judicial. O processo seletivo será executado sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas, doravante denominada FGV.
São requisitos para o exercício do Mediador Judicial
- Ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de dezoito anos;
- Não ser cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até terceiro grau, inclusive, do Juiz Coordenador do CEJUSC no qual exerça suas funções;
- Não exercer atividade político partidária, ou ser filiado a partido político, ou ser representante de órgão de classe ou entidade associativa;
- Ser inscrito no cadastro de mediadores judiciais do NUPEMEC;
- Não registrar antecedente criminal nem responder a processo penal, ressalvado o disposto no parágrafo único deste artigo;
- Não ter sofrido penalidade, nem praticado ato desabonador no exercício de cargo público, ou da atividade pública ou privada.
O salário do Mediador será de R$ 79,67 por sessão realizada. Cada Mediador Judicial deverá realizar, no mínimo 16 sessões por mês, ficando a critério do Juiz Coordenador do CEJUSC a organização da pauta, podendo tal meta ser alterada por deliberação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC.
Vagas TJRJ
Veja a distribuição das vagas abertas por Núcleo Regional:
- 1º Núcleo Regional - Rio de Janeiro (Capital) (2);
- 2º Núcleo Regional - Niterói (2);
- 3º Núcleo Regional - Petrópolis (2);
- 4º Núcleo Regional - Duque de Caxias (2);
- 5º Núcleo Regional - Volta Redonda (2);
- 6º Núcleo Regional - Campos dos Goytacazes (2);
- 7º Núcleo Regional - Teresópolis (2);
- 8º Núcleo Regional - Angra dos Reis (2);
- 9º Núcleo Regional - Nova Friburgo (2);
- 10º Núcleo Regional - Itaperuna (2);
- 11º Núcleo Regional - Cabo Frio (2);
- 12º Núcleo Regional - Méier (2);
- 13º Núcleo Regional - Barra da Tijuca (2);
- Itinerantes (74).
Inscrições TJRJ
As inscrições na seleção poderão ser realizadas até as 16h do dia 30 de novembro de 2023, pela internet, por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjerj2023.
Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 180,00.
Provas em janeiro
A seleção terá as seguintes etapas de avaliação:
Prepare-se: Apostila TJ-RJ 2023 - Programa de Residência - Direito
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Volta Redonda-RJ e Campos dos Goytacazes-RJ, no dia 28 de janeiro de 2024, das 08h às 12h. Os locais para realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjerj2023.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão valerá 1 ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima obtida na prova.
Composição das provas objetivas
- 20 questões de língua portuguesa;
- 40 questão de conhecimentos específicos.
Já a redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 15 e máximo de 30 linhas. A redação será corrigida segundo os seguintes critérios:
- Abordagem do Tema - Considera a capacidade de o candidato selecionar argumentos convenientes ou aspectos mais importantes, dentro do perfil esperado: 12 pontos;
- Progressão Textual - Considera a capacidade de o candidato mostrar coesão e coerência entre os parágrafos componentes do texto por ele redigido, assim como a distribuição do tema e uma evolução adequada de suas partes: 12 pontos;
- Seleção Vocabular - Considera problemas de inadequação vocabular, troca entre parônimos, emprego de palavras gerais por específicas, emprego de vocábulos de variação linguística inadequada, marcas de oralidade: 2 pontos;
- Norma Culta - Considera problemas gerais de construção frasal, do ponto de vista comunicativo: 4 pontos.
Será considerado aprovado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 pontos, numa escala de 0 a 20 no total, na prova de redação.
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.