Saiu o edital. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM RS), abriu as inscrições no dia 21 de outubro para novo processo seletivo simplificado que vai recrutar 440 salva-vidas civis temporários para atuação de novembro de 2022 a abril de 2023 em praias e balneários do estado.
Os Guarda-Vidas Civis Temporários executarão funções relacionadas a atividades de salvamento aquático, sob comando dos bombeiros militares no litoral e no interior do estado.
Durante a realização da capacitação técnica de Guarda-Vidas, o candidato terá remuneração de R$ 2.100,00, proporcionalmente aos dias de realização do curso. Já após a contratação, haverá acréscimo de 100% desse valor a título de risco de vida, totalizando vencimentos de R$ 4.240,00, mais 30 vales-refeição no mês e auxílio-transporte.
São 40 vagas para capacitação de novos candidatos e até 400 vagas que poderão ser preenchidas por candidatos capacitados na Operação Verão anterior, remanejadas do edital de recertificação 2020/2021 ou 2021/2022.
Dos requisitos para capacitação
- Ser brasileiro;
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
- Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais;
- Obter aprovação nos exames físico e de saúde prescritos na norma editalícia;
- Ter concluído o ensino fundamental;
- Estar regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;
- Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ser aprovado no processo seletivo;
- Não ter sido demitido da mesma função nos últimos três anos, em virtude cometimento de falta administrativa considerada grave, devidamente prevista em Instrução Normativa do CBMRS;
- Não ter sido desligado do processo seletivo nos últimos três anos, em virtude de desrespeito a integrantes de quaisquer das bancas de avaliação e/ ou comissões.
Os aprovados atuarão nos meses de novembro de 2022 à abril de 2023, podendo este período ser reduzido, conforme as necessidades do CBMRS.
Inscrição para Salva-Vidas no RS
Os candidatos deverão se inscrever por meio do endereço eletrônico www.bombeiros.rs.gov.br até o dia 04 de novembro de 2022. No ato de inscrição o candidato da capacitação, deverá marcar o campo "Não desejo fazer recertificação", não precisando informar o ano que participou da Operação verão, em edições anteriores.
No momento da inscrição, o candidato fará a opção da habilidade desejada (águas de mar ou águas internas). A opção entre Litoral Sul e Litoral Norte não poderá ser alterada após homologados ao recursos de inscrição, tampouco o GVCT poderá atuar em região diversa da escolhida.
Etapas de avaliação:
O processo seletivo constará de quatro etapas:
- Exame de Saúde e Mental;
- Exame de Aptidão Física;
- Sindicância de Vida Pregressa;
- Capacitação Técnica.
A Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CTGVCT) terá duração total de 200 horas/aula, inclusive com aplicação de prova de suficiências física e técnica e prova de conhecimentos teóricos específicos. Veja mais detalhes no edital de abertura:
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.