Está na praça o edital de abertura do aguardado concurso da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM-RS). A corporação divulgou nesta quarta de 24 de novembro as normas do novo concurso público que vai selecionar 4.000 Soldados para o Quadro de Praças masculino e feminino do Curso Superior de Praça de Polícia Ostensiva.
O novo concurso está a cargo da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC e haverá reserva de 16% das vagas para os candidatos negros. O edital cita ainda que apenas os 6.000 melhores classificados nas provas objetivas prosseguirão para as demais etapas do concurso. Os demais, estarão eliminados.
Prepare-se: Apostila de estudo para concurso da Brigada/RS 2021
Soldado da Brigada-RS exige nível médio
Para concorrer ao cargo, os candidatos devem ter ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 25 anos até o último dia das inscrições; altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m, para candidatas do sexo feminino; ilibada conduta pública e privada e Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B".
O salário inicial na graduação de Soldado é de R$ 4.689,23, por regime de trabalho de 40 horas semanais.
Durante o curso, o Soldado poderá ficar alojado, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento Interno das escolas de formação e outras normas da Brigada Militar.
Inscrições no concurso da Brigada 2021
As inscrições no concurso deverão ser realizadas pelo site da FUNDATEC, que coordena a seleção, www.fundatec.org.br a partir das 17h do dia 30 de novembro até as 17h do dia 30 de dezembro de 2021. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 92,64.
Para avaliar os candidatos inscritos, o concurso terá as seguintes etapas:
- Prova objetiva com 50 questões, prevista para 30/01/22;
- Exame de saúde, previsto para ocorrer de 16 a 25/03/22;
- Exame de capacitação física (ainda sem data);
- Exame psicológico, composto por duas etapas obrigatórias, testagem coletiva e entrevista individual (sem data).
As provas objetivas do concurso, primeira etapa, serão realizadas em Porto Alegre-RS no dia 30 de janeiro de 2022, no período da manhã e com duração de 3h30min, nos locais e horários que serão divulgados pela Fundatec no dia 21 de janeiro em seu site.
A composição das provas objetivas terá 50 questões no total, todas com peso 2, sendo:
- 10 questões de língua portuguesa;
- 10 questões de legislação específica;
- 10 questões de conhecimentos gerais;
- 10 questões de matemática;
- 05 questões de direitos humanos e cidadania;
- 05 questões de informática.
Prepare-se: Apostila de estudo específica para soldado da Brigada/RS 2021
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 01 de fevereiro e os gabaritos definitivos sairão no dia 18 de fevereiro no Diário Oficial do Estado do RS e pela Fundatec. Já os resultados das provas estão previstos para 22 de fevereiro.
Já o exame de aptidão física, para convocados para esta etapa, será composto pelos seguintes exercícios:
Candidatos do sexo masculino
- 05 flexões de barra;
- 40 abdominais em 60 segundos;
- Correr 2.500 metros em 12 minutos;
Candidatas do sexo feminino
- 20 segundos de isometria na barra fixa;
- 32 abdominais em 60 segundos;
- Correr 2.100 metros em 12 minutos.
O exame físico ocorrerá após abril de 2022, visto que a realização do Exame de Saúde deve acontecer de 16 a 25/03/2022 e seu resultado sai no dia 29 de março. Com prazo para recurso, o resultado definitivo do Exame de Saúde sairá no dia 16 de abril. Após isso, os testes físicos, ainda sem data, serão marcados.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.