O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo processo seletivo para o cargo de Agente Temporário Ambiental no ano de 2024.

02/07/2024
05/07/2024
R$ 1.412,00
1
Anexos

Os contratados atuarão no Núcleo de Gestão Integrada - ICMBIO Cuniã-Jacundá, na área de fiscalização ambiental no município de Porto Velho, estado de Rondônia.

A função exige apenas ter ensino fundamental (incompleto) e idade de 18 anos. O ICMBio oferece salário de R$ 1.412,00, acrescido de auxílios legais.

Veja como se inscrever

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 02 e 05 de julho de 2024, das 8h às 17h, presencialmente, na sede do NGI Cuniã-Jacundá, localizada na Avenida Lauro Sodré, nº 6.500, bairro Aeroporto - Porto Velho-RO.

Não haverá cobrança de qualquer taxa a título de inscrição no Processo Seletivo Simplificado.

Provas ICMBio

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular, com caráter classificatório e eliminatório:

  • Tempo de contrato como Agente Temporário Ambiental concluídos em áreas integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil (SISNAMA);
  • Tempo de contrato com empresas prestadoras de serviços em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil (SISNAMA) ou através de contrato com empresas parcerias, no desenvolvimento das seguintes atividades de apoio a gestão em unidades de conservação:

- recepcionista
- controlador de acesso
- serviços de manutenção
- limpeza
- apoio administrativo
- portaria
- vigilância patrimonial
- motorista
- piloto de embarcação
- marinheiro

  • Curso de mergulho autônomo, mecânica de automóveis, operados de motoserra, operador de roçadeira, primeiros socorros, condutor de visitantes, interpretação/educação ambiental, monitor ambiental, guia de ecoturismo, planejamento e manejo de trilhas, vigilância, monitoramento de biodiversidade, operação de atividades e equipamentos náuticos, piloto de embarcação, brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais;
  • Curso de geoprocessamento, drone e legislação ambiental;
  • Tempo de trabalho voluntário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil (SISNAMA) e em Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio;
  • Trabalho como estagiário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e em Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A nota máxima para as vagas será o somatório total da pontuação máxima possível constante no Anexo. O candidato que obtiver nota inferior a 40 pontos será reprovado.

São critérios de desempate, nesta ordem:

  • Maior idade;
  • Maior grau de escolaridade.

A aprovação no processo seletivo simplificado não assegura o direito à contratação. A convocação para contratação ocorrerá conforme oportunidade e conveniência da Administração Pública e obedecendo à ordem de classificação.

O processo seletivo simplificado terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por até mais doze meses, por conveniência da Administração.