Saíram os aguardados editais do concurso público da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A PC-SP divulgou por meio do Diário Oficial do estado de 19 de fevereiro os dois editais normativos do concurso para 2.500 vagas.
São 900 vagas para Investigador e mais 1.600 para Escrivão de Polícia, além de cadastro reserva. A formação de cadastro reserva serve para nomeações conforme a necessidade da administração dentro do prazo de validade do concurso, que pode chegar a 4 anos.
As duas funções exigem ensino superior completo em qualquer área de formação, idade mínima de 18 anos, além de carteira nacional de habilitação em categoria "B", entre outros requisitos. O salário inicial das carreiras é de R$ 3.931,18. Veja o edital completo aqui no site no fim da matéria.
Prepare-se: Apostila de estudo para Escrivão da PC-SP
O novo concurso será organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - Fundação VUNESP, e 5% das vagas serão reservadas para os candidatos com deficiência.
Inscrição no concurso da PC-SP
As inscrições na nova seleção ficarão abertas exclusivamente via internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas do dia 03 de março até as 23 horas e 59 minutos do dia 01 de abril de 2022. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 105,50.
No ato de inscrição, o candidato deverá indicar uma das regiões do estado, cujas vagas disputará. O concurso será regionalizado e terá vagas na Capital (DEMACRO e DEINTER), São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.
Provas da PC-SP
O novo concurso terá as seguintes etapas de avaliação dos candidatos inscritos:
- Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
A prova preambular será realizada no dia 22 de maio, nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba. A confirmação da data e as informações sobre local, horário, sala e outras pertinentes à realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de edital de convocação publicado no Diário Oficial do Estado, no Portal de concursos públicos do Estado e no sítio eletrônico da Fundação VUNESP não podendo, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.
Prepare-se: Apostila de estudo para Escrivão da PC-SP
Os gabaritos provisórios serão divulgados a partir das 14 horas do primeiro dia útil subsequente ao de sua realização. Veja mais das etapas das avaliações no edital anexo.
A prova preambular terá 80 questões divididas entre conteúdos de:
Investigador
Módulo 1
- 15 questões de língua portuguesa;
- 15 questões de noções de direito;
- 10 questões de noções de criminologia;
Módulo II
- 20 questões de noções de informática;
- 20 questões de noções de lógica;
Escrivão de Polícia
Módulo 1
- 24 questões de língua portuguesa;
- 16 questões de noções de lógica;
Módulo II
- 20 questões de noções de direito e de criminologia;
- 20 questões de noções de informática.
O concurso terá validade por dois anos, prorrogável ainda por igual período, a critério da Secretaria de Segurança Pública.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.