Terminam nesta terça-feira de 28 de março as inscrições do concurso TJSP 2023. O Tribunal de Justiça do estado abre 400 vagas na carreira de Escrevente Técnico Judiciário, de nível médio. A lotação dos aprovados será na Comarca da Capital (SP).
O concurso está a cargo da renomada Fundação VUNESP e há reserva de 20% das vagas para os candidatos negros, além de 5% para pessoas com deficiência. As inscrições vão de 17 de fevereiro a 28 de março. As provas ocorrerão no dia 28 de maio.
Além deste concurso, o TJ-SP publicou na semana passada outro edital com mais 60 vagas de Escrevente para lotação em Comarcas da 1ª Região do estado, envolvendo São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, Guarulhos e outras.
O cargo de Escrevente Técnico Judiciário exige ensino médio completo. Além disso, o interessado ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e do Serviço Militar (homens), além de gozar de boa saúde física e mental, entre outros requisitos
O salário inicial é de R$ 5.480,54, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Prepare-se: Apostila de estudo específica para Escrevente do TJSP
O Escrevente atua em atividades de suporte técnico e administrativo das unidades do TJ, como dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, entre outros.
Edital Escrevente TJ SP - Inscrições
As inscrições no concurso podem ser realizadas pela Fundação VUNESP até as 16h do dia 28 de março de 2023, via internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 81,00.
Houve redução de 50% da taxa de inscrição para estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e receba remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado. O pedido da isenção pôde ser feito no período das 10h do dia 17 até o 23h59min do dia 24 de fevereiro de 2023 pelo site da organizadora.
Edital TJSP: Provas
O concurso terá somente duas etapas de avaliação, sendo:
- Prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova prática de caráter eliminatório (formatação e digitação).
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 28 de maio. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas por edital de convocação.
A organizadora encaminhará ainda SMS aos candidatos (mensagem eletrônica) e também comunicação pelo endereço eletrônico indicado na ficha de inscrição do candidato para informar sobre atualizações do concurso.
A prova objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha, contendo 5 alternativas cada, sendo:
- 24 questões de língua portuguesa;
- 40 questões de conhecimentos em Direito;
- 06 questões de atualidades;
- 06 questões de matemática;
- 14 questões de informática;
- 10 questões de raciocínio lógico.
Os gabaritos provisórios da prova objetiva sairão no dia 31 de maio, pelo site www.vunesp.com.br.
Prepare-se: Apostila de estudo específica para Escrevente do TJSP
Já a prova prática buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente Windows e será aplicada somente aos candidatos habilitados e com melhor classificação na prova objetiva, segundo número definido do edital.
O concurso terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.