A UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC no estado de São Paulo, divulgou o edital 02/2022 para realização de um novo processo seletivo simplificado que visa preencher, em caráter temporário, duas vagas no cargo de professor visitante.
As vagas são para área de Políticas Públicas/Administração Pública (1) e Políticas Públicas/Análise de Políticas Públicas (1). A função exige graduação, além de titulação em nível de doutorado. O salário dos Professores será de R$ 9.616,18, por regime de trabalho de 40 horas por semana.
A contratação de professor visitante e de professor visitante estrangeiro tem por objetivo apoiar a execução dos programas de pós-graduação stricto sensu, contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, contribuir para a execução de programas de capacitação docente e viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico.
Como participar
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 08 de fevereiro e 09 de março de 2023, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sig.ufabc.edu.br/sigrh/public. As inscrições serão gratuitas.
A duração do contrato de professor visitante será de:
- Um ano para professor visitante de nacionalidade brasileira, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a dois anos;
- Um ano para professor visitante de nacionalidade estrangeira, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a quatro anos.
Sobre a UFABC
Até a chegada da UFABC em 2005/2006, as sete cidades de região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) apresentavam uma enorme demanda de vagas no ensino público superior. O ABC possuía mais de 2,5 milhões de habitantes e uma oferta de 45 mil vagas distribuídas em 30 Instituições de Ensino Superior, sendo a grande maioria privada. Dos cerca de 77 mil estudantes matriculados no ensino superior na Região, cerca de 65% estavam em instituições privadas, 20% em municipais e 15% na rede comunitária filantrópica. Com a exceção de uma porcentagem ínfima de instituições que desenvolviam atividades de pesquisa, todas as demais se dedicavam apenas ao ensino. No setor de tecnologia e engenharia poucas apresentavam investimentos em pesquisa aplicada.
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